Homenagens


O Sporting resolveu homenagear algumas das grandes figuras do seu Futebol, atribuindo às sete portas do Estádio José Alvalade, os nomes de Vítor DamasHilárioFrancisco StrompJordãoCinco ViolinosYazalde e Manuel Fernandes.

São indiscutivelmente nomes enormes na história do Futebol leonino, mesmo que possamos encontrar mais quatro ou cinco do mesmo nível, mas aqui parece-me que não há motivos para discutir as escolhas feitas.

No entanto esta senda de homenagens não se ficou por aqui, pois também foram atribuídos nomes aos campos da Academia Sporting, que se passou a chamar Cristiano Ronaldo, uma opção que se aceita pois ele é realmente o grande ícone da formação do Sporting e um nome que só por si tem um impacto único em todo o mundo.

O que não se percebe muito bem é a repetição de cinco dos nomes que tinham sido homenageados nas portas de Alvalade, sendo que desses apenas Vítor Damas é um produto da formação do Futebol do Sporting, tal como Figo, que por ter sido o primeiro Bola de Ouro fabricado em Alvalade, também justifica a escolha.

O campo principal já foi batizado há algum tempo como nome de Aurélio Pereira, o que também não oferece discussão, mas há muita mais gente que merecia ver o seu nome eternizado em Alcochete com destaque para os que se seguem:

Joseph Szabo - É treinador com mais jogos e títulos conquistados ao serviço do Sporting. Foi também o criador das primeiras escolas de futebol do Clube e treinava todas as equipas, desde as categorias inferiores à equipa principal. Ganhou a primeira edição do Campeonato Nacional de Juniores.

Abrantes Mendes - Foi um pouco de tudo no Sporting: Um dos melhores jogadores do seu tempo; Treinador da equipa principal e da formação, onde ganhou um Campeonato Nacional de Juniores; Dirigente da secção do Futebol, dedicando particular atenção à formação; Olheiro, sendo o responsável pela contratação de vários jogadores que se viriam a destacar no Sporting. 

Travassos - Foi um dos melhores futebolistas da história do Sporting e treinador dos Principiantes durante vários anos, tendo conquistado a primeira edição da Taça Nacional deste escalão, que a FPF viria a considerar como o primeiro Campeonato Nacional de Juvenis. 

Juca - Campeão como jogador e treinador da equipa principal, foi também durante vários anos treinador dos Juniores, conquistando dois Campeonatos Nacionais deste escalão.

Fernando Mendes - Jogador e treinador da formação do Futebol leonino. Foi campeão como jogador e treinador da equipa principal.

Mário Lino - Campeão como jogador e treinador da equipa principal, foi também treinador dos Juniores e dirigente já no tempo da Academia Sporting. 

Poderíamos incluir aqui outros nomes que se destacaram na formação de jovens futebolistas para o Futebol do Sporting, mas são só sete campos e não cabem todos.

O que não se percebe mesmo é a escolha do Futre, mas sobre isso já escrevi aquiSó faltou mesmo pôr o Simão, o Moutinho e o Patrício.


Comentários