O futebol é mesmo assim: a pré época do Sporting foi pouco entusiasmante e depois da equipa perder a Supertaça foi o drama, o horror, a tragédia, porque Rui Borges tinha resolvido enterrar o 3x4x3 de Amorim que tantas vitórias tinha garantido nas últimas 5 temporadas, mas agora que o Sporting arrancou o campeonato com duas vitórias abrilhantadas por excelentes exibições e com um total 8-0 em golos, o treinador já foi promovido a Mago Rinus com direito à sua "Taberna Mecânica", que se me permitem eu rebatizaria como o "Tiki-Tasca", porque este futebol mais associativo agora apresentado pelo Sporting cheira-me a Guardiola por todos os lados.
De facto eu vi ontem uma equipa que por vezes metia uma linha de 5 homens na área adversária, com mais 2 ou 3 a aparecerem logo atrás, o que baralhou por completo um Arouca que nunca conseguiu pôr em prática o seu futebol positivo e já não sabia se devia defender por dentro ou por fora. É de facto um jogo mais complexo e arriscado do que o imutável 3x4x3 de Amorim, mas também mais imprevisível e até vistoso, isto numa altura que ainda tem poucas semanas de trabalho e muita margem para melhorar, porque Pedro Gonçalves ainda está completamente fora de forma, Luis Suárez é uma peça nova na engrenagem, mesmo que já esteja a encontrar o caminho da baliza, Georgios Vagiannidis, que só agora se estreou, parece poder dar mais à equipa do que Iván Fresneda, o mesmo acontecendo com Geovany Quenda em relação a Geny Catamo, isto sem esquecer os que ainda estão de fora.
Na realidade este Sporting parece estar no bom caminho e ontem bastou meia hora para arrumar a questão. Depois deu para quase tudo, mas obviamente que não vai ser sempre assim, embora para já esteja com muito bom aspeto.
São tudo bons indicadores, mas voltando ao princípio, o futebol é mesmo assim: amanhã acontece um percalço e afinal Rui Borges já não percebe nada disto, mesmo que como o próprio treinador já disse as alterações introduzidas não sejam assim tão fraturantes.
Vamos acreditar que a cultura de vitória adquirida nos últimos anos será suficiente para transformar estas mudanças em melhorias e tornar o tri numa realidade.
Comentários
Enviar um comentário