Bettencourt e Cristóvão

Os jornais de hoje apontam o nome de José Eduardo Bettencourt como provável candidato da continuidade ás eleições do Sporting Clube de Portugal, o que a confirmar-se previsivelmente originará a desistência de Pedro Souto, ao mesmo tempo que retirará muitos votos a Paulo Cristóvão, que ficaria reduzido ao apoio dos contestatários militantes à situação, sendo que o interesse destas eleições ficaria limitado a saber-se qual é o peso destes últimos no universo dos sócios leoninos, que eu apostaria que nesse caso não ultrapassará os 20%.

De facto Bettencourt seria um candidato invencível, não só pelos consensos que gera dentro da própria "oligarquia", que levarão a que provavelmente nomes importantes como Ribeiro Teles e Rogério Alves possam continuar na equipa, e que darão garantias suficientes para que Paulo Bento aceite renovar o seu contrato, como também pelo enorme prestigio que tem junto dos sócios, onde é visto não apenas como um homem que sabe de futebol e que foi importante nos títulos de 2002, mas principalmente como um gestor altamente credenciado.

De facto a única reserva que eu coloco em relação à candidatura deste homem, refere-se à sua disponibilidade para ser um Presidente a tempo inteiro, porque de resto reconheço que tem o saber, a competência, a paixão e o prestigio necessários para desempenhar tão relevantes funções no nosso Clube.

Mas enquanto não sai fumo verde do Edifício Visconde de Alvalade, Paulo Cristóvão continua a sua caminhada cada vez com maior visibilidade na imprensa, que ao contrário do que alguns temiam, tem dado cobertura a quem tem feito mais por isso, que no caso é a candidatura Ser Sporting.

Assim Cristóvão teve direito a uma entrevista no jornal O Jogo, onde inteligentemente piscou o olho a Manuel Fernandes, ao mesmo tempo que continuou a apostar na aproximação aos sócios com um discurso entusiasmante, voltando a bater na tecla do Pavilhão, que no entanto terá de explicar melhor, o que já foi prometido pelo seu vice para a área do Património.

No que toca ao futebol é que ele continua a ser muito evasivo, mas pareceu-me perceber que a venda de jogadores importantes é uma das suas soluções, com a qual eu estou em total desacordo, e principalmente não gostei do seu discurso em relação ao Paulo Bento, que tresanda a hipocrisia.

Não quero dizer com isto que ele não possa elogiar e reconhecer os méritos do nosso treinador que bem o merece, mas isto não invalida que ele deva assumir uma posição frontal em relação à continuidade deste, caso contrário estará a fazer precisamente o oposto do que diz, tentando não perder votos junto dos muitos que defendem essa continuidade do treinador, e ao mesmo tempo não afrontar os que o detestam, e que como se sabe são bastantes, principalmente na área da oposição.

Comentários

  1. To-mane,

    "mas pareceu-me perceber que a venda de jogadores importantes é uma das suas soluções, com a qual eu estou em total desacordo"

    Eu também estou em desacordo mas o próprio Soares Franco já afirmou que quem quer que seja o próximo presidente terá que vender jogadores neste defeso para manter as contas em dia, já que foi feito um enorme esforço para os manter nesta época.

    Quanto ao discurso sobre o Paulo Bento, não sou assim tão crítico mas percebo que seja campanha (até porque muitos Sportinguistas são a favor da sua continuidade). Porém, Cristóvão não pode dizer que conta com ele quando ainda ninguém sabe a sua vontade.

    ResponderEliminar
  2. Com base no mapa que foi publicado no blog do Souto irei analisar essa questão das contas mais tarde, mas desde já te digo que o que o Soares Franco diz não se escreve.

    Pode ser preciso vender se quiserem investir muito, mas isso é um erro. Prefiro manter os nossos melhores jogadores e comprar pouco, mas para mim o fundamental é que me digam qual vai ser a política nessa matéria.

    Quanto ao Paulo Bento estás a inverter as posições, Não é o treinador que tem de se oferecer aos candidatos, são eles que devem dizer se pretendem renovar-lhe o contrato ou se preferem mudar. Quanto muito o Paulo Bento poderia dizer que não quer continuar, mas se não o fez depreendo que estará pelo menos disposto a ouvir as propostas que lhe fizerem ou a aguardar o desfecho das eleições sobre as quais não pode nem deve tomar partidos

    ResponderEliminar
  3. To-mane,

    "Com base no mapa que foi publicado no blog do Souto irei analisar essa questão das contas mais tarde"

    Esquece aquele mapa das contas, simplesmente esquece. A situação é bem mais negra do que aquilo que está ali exposto.

    Tenho dito :/

    ResponderEliminar
  4. MRG, aquele mapa é o único instrumento com dados suficientemente objectivos para permitirem uma análise séria. Se me dizes que aquilo é tudo uma aldrabice diz-me onde estão os dados reais e em que é que te baseias para fazer tal afirmação

    Já agora o passivo não é nenhum papão, pode-se viver com ele, o que eu quero saber é quanto ele custa.

    Mas como eu disse vou fazer a minha leitura acerca destes números, depois se quiseres farás a tua avaliação

    ResponderEliminar
  5. Pedro Pinto Souto acabou de publicar no seu site a proposta para modelo de Governance das sociedades.

    Se Bettencourt avançar mesmo, será que Souto continua com a sua candidatura?

    Se Bettencourt avançar prevejo umas eleições muito menos animadas, no entanto pelo que tenho lido acerca dele, parece mesmo ter perfil para mudar muita coisa no Sporting para melhor... a ver vamos.

    Saudações Leoninas,
    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  6. to-mane,

    "Já agora o passivo não é nenhum papão"

    Depende do passivo que o Grupo Sporting tem, e reforço o GRUPO Sporting (não apenas a SAD e o Clube).

    É que o Grupo Sporting é constituído por quase 20 empresas: http://img106.imageshack.us/img106/3456/organigrama.jpg

    A maior parte delas nada se sabe...por agora

    ResponderEliminar
  7. to-mane,

    se a escolha do Presidente do Sporting Clube de Portugal estivesse condicionada à permanência ou abandono do treinador, estávamos bem mal lol

    Mas não me surpreendia minimamente.

    A decisão de assumir frontalmente uma posição perante Paulo Bento, seria sempre um pau de 2 bicos: se PPC viesse dizer que continuava com PB para a próxima época iam-no chamar de demagógico por querer conquistar os votos dos "Bento-lovers"; se PPC viesse dizer que escolhia outro treinador, iam-no chamar de demagógico por querer conquistar os votos dos "Bento-haters".

    Tomou uma atitude defensiva com a qual concordo em absoluto, até porque não há razão nenhuma para que ele tenha que definir isso já, tu é que já estás a roer as unhas perante a possibilidade de o Paulo Bento ir embora, confessa :)

    abraço

    ResponderEliminar
  8. Eddie, não me parece que o Cristóvão pudesse ser acusado de demagogia se assumisse uma posição frontal quanto ao treinador.

    Demagógico está ele a ser quando afirma que o Paulo Bento não deve ser utilizado como uma arma na campanha, pois no fundo é isso que ele está a tentar fazer, com a tal atitude defensiva que visa simplesmente não perder pontos junto de nenhuma das facções que se dividem quanto à continuidade do treinador.

    Em relação ao Paulo Bento eu gostava que ele continuasse o seu trabalho e agora com o provável avanço de Bettencourt acredito que isso vai acontecer, portanto estou cada vez mais descansado ;)

    No entanto compreendo que se defenda o contrário, pois nem todos os objectivos foram atingidos e já há um certo desgaste e alguma contestação em relação ao treinador, por isso mesmo acho que a candidatura Ser Sporting deveria assumir essa posição que se adivinha e que implicará a apresentação de um nome forte como alternativa para o lugar, coisa que ao que tudo indica ainda não há, até porque de acordo com a imprensa Jorge Jesus não aceitou conversar com um simples candidato, e o problema é esse.

    Já agora demagogia é isto:
    "Temos de perguntar aos sócios se querem um presidente pricipescamente pago ou um pavilhão..."
    principalmente se se confirmar que Bettencourt vai perder dinheiro para ser Presidente do Sporting, e se perguntarem a Cristóvão como é que ele ganha a vida e o que é que iria ganhar se viesse a ser eleito.

    ResponderEliminar
  9. to-mane,

    "e se perguntarem a Cristóvão como é que ele ganha a vida e o que é que iria ganhar se viesse a ser eleito."

    Está no programa Ser Sporting diminuir os salários praticados no Sporting (há directores para certas áreas a ganhar 15000 ou mais euros limpos).

    ResponderEliminar
  10. Mas nesse programa não diz quanto é que vai ganhar o Presidente pois não?

    ResponderEliminar
  11. Não tenho a certeza mas o cargo de Presidente não é remunerado.

    ResponderEliminar
  12. Agora que já é publico já se pode comentar:

    Mais de 340M€ de passivo consolidado.

    Um belo número para 13 anos de gestão profissional e competente.

    ResponderEliminar
  13. Li, (já não sei onde, confesso) que Paulo Pereira Cristovão defende que o presidente e restantes dirigentes sejam remunerados. Ele dizia que teria um ordenado mas muito abaixo dos 800 mil falados para Bettencourt, e deu como exemplo o ordenado de Pinto da Costa dizendo que deveria ficar por valores nessa ordem (qualquer coisa à volta dos 21 mil euros mensais).

    Concordo com a remuneração dos dirigentes profissionais, no entanto de facto tem-se falado em valores elevadíssimos. E mesmo estes valores de 21 mil euros mensais para um candidato que tanto critica os valores falados para outro (que mais não são do que os que ganha actualmente) não são assim tão pequenos. Até porque como diz o Tomané, não se sabe o que ele ganha actualmente, mas digo eu, que me parece que iria ganhar bem mais do que ganha actualmente.

    Saudações Leoninas,
    Atento_SCP

    ResponderEliminar
  14. Eu não tenho a certeza, mas julgo que para o Presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal ser renumerado terá de haver uma alteração estatutária, que julgo fará todo o sentido, mas não é disso que estou a falar.

    O que interessa aqui é o Presidente da SAD, esse é que partindo do princípio que vai ser um dirigente a tempo inteiro, vai ter de certeza o seu ordenado, que na minha opinião não deve atingir esses valores de que se fala, mas naturalmente terá de ser acima do que ganham os restantes administradores.

    Acho que é por isso que o Cristóvão quer ser o homem do futebol, mesmo não tendo nenhuma experiência na matéria e também é por aí que o Bettencourt vai ser renumerado, ao contrário do Souto que já disse que não queria receber nada, mas no caso dele adivinhava-se que o Presidente da SAD seria o Duque.

    Em suma pura demagogia essa questão dos ordenados, ainda por cima sustentada em boatos de origem duvidosa para não dizer outra coisa, mas mais logo vamos seguramente saber mais alguma coisa sobre este assunto.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário