Acreditar até ao fim


O Sporting derrotou o Gil Vicente com muitas dificuldades e graças a um momento de inspiração de Eduardo Quaresma, nos últimos instantes de um jogo que fez lembrar as vitórias épicas da temporada 2020/21.

Foi um novelo difícil de desenrolar, principalmente devido à estratégia montada por César Peixoto assente numa primeira fase de pressão com uma linha de quatro a bloquear a saída de bola do Sporting, linha essa que recuava imediatamente para o seu meio campo quando os Leões conseguiam passar essa primeira barreira.

Lá atrás o Gil apresentava outra linha de quatro que nunca abriu brechas não dando o mínimo espaço a Viktor Gyökeres, que teve de se transformar num pivot, em vez de ser o habitual finalizador, de tal forma que só me lembro de um remate do avançado sueco.

O resultado de tudo isto foi um jogo lento, pastoso e com muitos passes falhados e poucas oportunidades de golo, pois se o Gil Vicente esteve quase perfeito a defender, foi praticamente inexistente a atacar, chegando ao golo na sua única oportunidade, na sequência de um penalti desnecessário.

Perante estes obstáculos Rui Borges teve recorrer a Morten Hjulmand que tinha ficado no banco para fugir a um amarelo que o afastaria do próximo jogo, ao mesmo tempo que lançava o agitador Conrad Harder para o lado de Viktor Gyökeres e os dois dinamarqueses foram decisivos para derrubar a muralha gilista. O primeiro acrescentou qualidade na construção e empurrou a equipa adversária às cordas, enquanto o segundo trouxe o poder de fogo e de choque necessários para abrir brechas na até aí impenetrável defesa do Gil.

Nessas alturas percebem-se as debilidades do ataque leonino no jogo aéreo e na falta de Coates foi Eduardo Quaresma quem fez explodir um estádio em estado avançado de ansiedade, perante uma noite até aí pouco inspirada da sua equipa, que assim segurou a pequena mas importante vantagem de poder empatar no "derby" de todas as decisões, onde tudo pode acontecer, até o adiamento da festa para a última jornada, mas no final um dos dois velhos rivais vai ficar com pelo menos uma mão no título. 

É caso para se dizer que se é para sofrer até ao fim, este foi um bom treino.

Comentários

Enviar um comentário