Em Maio passado o Sporting ofereceu a Taça de Portugal ao FC Porto, permitindo que Pinto da Costa e Sérgio Conceição saíssem pela porta grande, ontem a história repetiu-se quando a ganhar por 3-0 os Leões não só desperdiçaram a possibilidade de golearem o ser rival, como permitiram que Vítor Bruno escapasse de uma derrota humilhante que iria deixar a nova gestão portista muito tremida.
Tal como em Maio esta derrota resultou de alguns erros individuais incompreensíveis. A ganhar por 3-0, mesmo sem ter entrado bem no jogo, Zeno Debast ofereceu o primeiro golo ao Porto que assim pôde ir para o intervalo com uma réstia de esperança.
No recomeço Viktor Gyökeres que já tinha falhado o 3-0, desperdiçou uma oportunidade flagrante de fazer o 4-1 que mataria as esperanças portistas, repondo a vantagem de 3 golos. Depois o empate chegou de rajada, mesmo que com um golo que o VAR tinha de anular por fora de jogo.
A partir daí a vantagem anímica passou a estar do lado de lá. Mesmo assim podia ter caído para qualquer lado, mas um "charuto" resolveu a contenda, com Vladan Kovacevic a não ficar muito bem na fotografia.
Uma derrota destas perante o pior Porto dos últimos anos, ainda por cima sem os seus três internacionais brasileiros, pode deixar marcas fortes na equipa, que vai ter de responder já de uma forma categórica.
Rúben Amorim planeou esta época a pensar no 4x4x2, mas para isso precisa de pelo menos mais um ponta de lança, como ontem se viu através da total nulidade que foi a atuação de Francisco Trincão, daí que, ou a direção resolve rapidamente este problema, ou mais vale voltar ao 3x4x3 dos últimos anos.
No entanto pelo que conheço do treinador leonino ele vai fazer finca pé nesta sua ideia de jogo, que até me parece boa, mas precisa do tal avançado e talvez de mais uma alternativa a Nuno Santos.
Para já acredito que Matheus Reis vai desenrascar na ala esquerda, enquanto do outro lado Geovany Quenda agarrou o lugar. No resto há vários jogadores que fisicamente ainda não estão bem, mas isso resolve-se com o tempo necessário, ao contrário da tal questão do ponta de lança que só mesmo com uma ida ao mercado que para já não está a correr muito bem, porque a verdade é que os dois reforços até agora contratados não foram nada felizes, mesmo que Rúben Amorim garanta que Zeno Debast é craque.
Agora só nos resta reagir com carácter de campeões e esperar pelas novidades. Tem a palavra o treinador, a equipa e a direção.
Comentários
Enviar um comentário