Vai ser mesmo em 4x4x2


O jogo do Troféu Cinco Violinos não só veio confirmar a leitura que eu tinha feito do confronto com o Sevilha, como me deixou com a clara convicção de que Rúben Amorim vai apostar no 4x4x2 como modelo preferencial para a nova temporada, daí a insistência na contratação de um avançado que seguramente não virá para aquecer o banco, mas que tarda em chegar.

Parece-me também óbvio que o treinador leonino aproveitou este último jogo da pré-época para ensaiar a equipa que irá utilizar na Supertaça, daí que Matheus Reis tenha ficado no banco, cabendo a Geny Catamo ocupar o lugar de defesa/ala esquerdo, o que abriu espaço para Geovany Quenda na posição de médio/ala direito, que em principio julgo estará destinada a Francisco Trincão.

É verdade que a adaptação de Geny Catamo à esquerda não foi muito convincente, mas não estou a ver mais nenhuma alternativa para esta posição chave na nova estratégia de Rúben Amorim, pelo que estou convencido de que em Aveiro será o moçambicano a ocupar o lugar de Nuno Santos e atendendo às declarações do treinador leonino no final do jogo, quando afirmou que se Geovany Quenda continuar assim não volta para a Equipa B, eu arrisco-me mesmo a apostar que contra o FC Porto ele vai voltar a ser titular.

De resto em relação a esse jogo a minha dúvida está na defesa, onde com Ousmane Diomande disponível Eduardo Quaresma poderá ter o seu lugar em risco, pois Zeno Debast teve uma estreia muito prometedora. No resto estou convencido que a equipa será a mesma que começou frente ao Bilbau.

Quanto ao jogo em si, confesso que estou entusiasmado como este novo modelo, que com o tal avançado que está para vir e Nuno Santos na esquerda, pode dar origem a uma máquina trituradora que já está a funcionar muito bem no capítulo defensivo, onde apenas falta afinar os riscos na saída de bola, o que não será difícil dada a qualidade técnica dos intervenientes.

Neste momento à exceção do tal avançado que falta, parece-me que temos um plantel muito equilibrado com duas opções para cada lugar, embora não me pareça má ideia arranjar um jogador que possa ser simultaneamente uma alternativa a Pedro Gonçalves e a Nuno Santos, mesmo que Matheus Reis tenha entrado muito neste jogo e seja um daqueles jogadores que nunca joga mal.

Enfim, julgo que as coisas estão muito bem encaminhadas e agora só falta começar com uma vitória na Supertaça, mas as perspetivas são no mínimo animadoras.



Comentários