Campeões também no Futsal


Já há vários anos que acompanho regularmente o Futsal, mas nas últimas três épocas passei mesmo a ver todos os jogos, muito por força da minha participação na Wiki Sporting e realmente tenho de dizer que o que se passou nesta temporada foi notável.

Recorde-se que por via do emagrecimento do orçamento das modalidades de alta competição, saíram três brasileiros e não se fez nenhuma contratação, optando-se antes pelo regresso de Mamadú Ture e por uma maior aposta nos jovens da formação, com destaque para Zicky e Tomás Paçó que passaram a fazer parte do núcleo duro da equipa, isto numa época em que o Benfica se reforçou fortemente, indo buscar um internacional brasileiro ao Barcelona, o melhor jogador russo, um pivot iraniano que jogava no Kairat e um internacional português ao Sp. Braga.

Apesar de tudo isto o Sporting não só não deixou de ganhar como fez a melhor época de sempre de um historial que já de si é brilhante, começando por ganhar a Taça de Portugal da época passada, que a Federação decidiu concluir em Dezembro de 2020, com a realização de uma final a quatro que não contou com a presença do Benfica que já tinha sido despachado pelo Sporting no último jogo antes da paragem forçada pela pandemia.

Em Março de 2021 realizou-se a Taça da Liga numa altura em que o Sporting já liderava a fase regular do Campeonato onde tinha empatado duas vezes com o Benfica, mas na Final da primeira competição desta época os Leões despacharam os seus velhos rivais com um esclarecedor 6-2, numa altura em que já tinham perdido Cardinal que era só o melhor marcador da equipa quando se lesionou gravemente.

Em Maio disputou-se a fase final da UEFA Futsal Champions League onde ao Sporting calhou logo nos quartos de final os russos do KPRF, seguindo-se o Inter Movistar e finalmente o Barcelona, todos derrotados por uma equipa que valeu acima de tudo como tal, pelo que no momento da festa o treinador Nuno Dias referiu com todo o propósito, que as pessoas não tinham bem a noção da dimensão do feito que o Sporting tinha acabado de realizar.

O Campeonato teve a Final do costume com o Sporting a ganhar o primeiro jogo por 3-1 mas três dias depois no Pavilhão da Luz o Benfica conseguiu empatar num jogo em que foi necessário recorrer ao prolongamento onde os encarnados acabaram por vencer, apesar da equipa de arbitragem ter permitido alguma agressividade excessiva aos jogadores benfiquistas, que por vezes roçou a violência. 

O terceiro jogo foi o menos espetacular desta Final, mas o Sporting foi a equipa com maior ascendente e acabou por ganhar por 2-1 com o tal golo polémico em que a bola parece não ter entrado totalmente, embora fosse um lance muito difícil de julgar mas como não há VAR, valeu. De qualquer forma se não tivesse sido golo ainda havia pelo menos 8 minutos para se ganhar esse jogo.

O jogo decisivo disputou-se no Pavilhão da Luz onde depois de o Benfica se adiantar no marcador, o Sporting demorou apenas um minuto e meio a dar uma resposta à Campeão da Europa, com 3 golos em apenas 1 minuto e 4 segundos, que mataram ali as aspirações benfiquistas e lançaram os Leões para uma exibição quase perfeita, mesmo depois de Joel Rocha já em desespero voltar a recorrer ao 5 para 4 ainda com 13 minutos para se jogar.

No final repetiu-se o 6-2 da Taça da Liga, que foram um retrato fiel da superioridade indiscutível do Sporting ao longo de uma temporada brilhante, onde estes Bravos Leões disputaram 46 jogos, mais 2 referentes à Taça de Portugal da época anterior, somando 44 vitórias, 3 empates e 1 derrota, sofrida apenas no prolongamento, com um balanço final de 295 golos marcados contra 74 sofridos. Elucidativo.



Comentários