Deze shit is een grapje

Não perdi tempo a confirmar dados, mas são já tradicionais as dificuldades do Sporting perante as equipas de Petit e este Marítimo não foi excepção. A estratégia é sempre a mesma: muita luta, confusões bastantes, anti jogo quanto baste, pontapé para a frente e fé na velocidade dos avançados e acima de tudo muita porrada, pelo menos enquanto o árbitro deixar, no caso de ontem foi mais porrada no Bruno Fernandes, porque o resto não incomoda muito e como os cartões ficaram guardados lá mais para o fim do jogo, foi uma alegria.

Na 1ª parte quase nem se viu futebol, mesmo assim Charles teve tempo para fazer duas boas defesas, o que foi obra, atendendo ao tempo que passou deitado no chão com dores e, assim depressa se chegou ao intervalo, altura em que Marcel Keizer, que já começa a perceber os terrenos que pisa, resolveu tirar os dois jogadores que já tinham visto cartão amarelo. Sim, enquanto Rêne e companhia se fartaram de distribuir fruta, Cristián Borja e Nemanja Gudelj foram amarelados. O primeiro porque mergulhou na área, o outro porque mergulhou para cima de um adversário e segundo o comentador de arbitragem que a Sporttv descobriu para substituir Pedro Henriques, o colombiano ainda foi com sorte, pois pisou duas vezes um jogador do Marítimo, o que não se faz, mesmo que inadvertidamente. Quanto a outros pisões e caneladas, nem uma palavra. É por essas e por outras que me tornei "inácio".

Mas o jogo não podia terminar sem que um jogador do Sporting fosse expulso e eis que já nos magníficos 4 minutos de compensação que o árbitro resolveu dar, Sebastián Coates pagou caro a tentativa de apressar a reposição da bola em jogo, dando assim a oportunidade para que Charles passasse mais uns minutos deitado no chão, depois de mais duas ou três boas defesas que esgotaram o homem, que no fim deu graças a Deus por ter sobrevivido a tanta dor e sem sofrer nenhum golo.

Para acabar em beleza, Marcel Keizer, esse arruaceiro terrível, também foi posto a andar, supostamente porque terá dito algo como "esta merda é uma brincadeira", uma frase intolerável como já se viu, principalmente atendendo aos palavrões que os treinadores portugueses costumam debitar, coisa que Tiago Martins nunca ouviu, ou então em inglês soa pior. Se ao menos tivesse sido em holandês. Deve ter sido aí que o treinador do Sporting percebeu que ainda tinha muito que aprender em Portugal, e no fim ainda teve o descaramento de dizer que o árbitro tomara decisões estranhas. Vreemde beslissingen isso não se diz pá. Mais um castigo para o careca a ver se ele aprende a linguagem do futebolês nacional.

Quanto a futebol, Marcel Keizer voltou ao 4x3x3, embora na 1ª parte Cristián Borja tenha fechado mais por dentro, mas de uma forma ou de outra a equipa não está a conseguir fazer chegar a bola a Bas Dost, que até parece estar com medo da baliza, também com um jogador como Abdoulay Diaby numa ala, a coisa torna-se complicada, o homem não sabe fazer um cruzamento e invariavelmente puxa a bola para o pé esquerdo e assim é difícil. As substituições ao intervalo acrescentaram valor, porque Raphinha pelo menos consegue ir à linha e Idrissa Doumbia teve bons pormenores, parecendo ter características para jogar a 6, coisa que falta a Nemanja Gudelj. Já Luiz Phellype voltou a ser apenas mais um na confusão.

No fim o empate soube a pouco e se é verdade que o árbitro complicou, também temos de reconhecer que se jogou pouco na 1ª parte e desperdiçaram-se oportunidades a mais na 2ª, o que nestes jogos é fatal. De qualquer forma o 3º lugar ainda está ali perto e a meia final da Taça de Portugal é só lá para Abril. O resto já ardeu.




Comentários