A fatura da Taça de Portugal

 

A época desportiva do Sporting foi extremamente positiva com a "dobradinha" no Futebol, o "triplete" no Andebol e a recuperação dos títulos nacionais de Voleibol e Atletismo, faltou o Futsal por motivos a que mais à frente se explicará, isto perante um rival que despeja milhões em tudo onde se mete, mas que teve resultados que ficaram muito além das expectativas criadas, que no que diz respeito ao futebol apontavam para um anunciado "triplete" que acabou apenas com uma Taça da Liga.

Perante isto o "caso Matheus Reis" foi a tábua de salvação para o desespero de uma direção à beira de eleições e por isso acossada por todos os lados, que logo resolveu exigir respeito, como é costume naquele clube, sendo que para eles "respeito" é serem protegidos e beneficiados como estão habituados e desta vez só não foram ao Vaticano porque o Papa é Leão.

Como também já é habitual a FPF baixou a bolinha e a primeira dose da fatura daquela Taça de Portugal de que eles se queixam, e com alguma razão, de terem perdido devido a um colossal erro do VAR, foi passada logo na primeira oportunidade que aconteceu no Campeonato Nacional de Futsal.

No primeiro jogo desta competição onde o Sporting deveria ter conseguido um inédito penta, o Benfica ganhou nos penáltis no Pavilhão João Rocha, depois de ter resistido 20 minutos com 5 faltas, período em que foram assinaladas outras tantas ao Sporting, enquanto aos encarnados até cortes com o braço eram permitidos, mas mesmo assim no fim eles emitiram um comunicado a pressionar os árbitros. Seguiram-se duas vitórias do Sporting e os alarmes soaram, pelo que nos dois jogos finais valeu tudo e assim o Futsal leonino perdeu um campeonato à conta da Taça de Portugal do Futebol.

O circo das eleições do Benfica continuou com o problema da centralização dos direitos televisivos metido ao barulho, porque o Costa tem mostrar o peito feito e esta semana lá saíram a pedido os castigos referentes à Final da Taça de Portugal de Futebol, onde o novo Conselho de Disciplina mandou para o lixo a "field of play doctrine" que foi adotada pelo seu antecessor, e que tinha sido tida em conta no caso do "yeah" de Conrad Harder, pelo que daqui para a frente estamos para ver como vai ser a atuação deste órgão da FPF, que para já aplicou o exigido castigo exemplar a Matheus Reis, entre outros a pedido, até porque a Supertaça é já a seguir.

Hoje o Sporting emitiu um comunicado onde põe a nu a dualidade de critérios no tratamento dado ao Sporting e aos seus rivais, principalmente o Benfica, nada que seja de estranhar, pois essa tem sido a regra ao longo dos anos, pelo que faz muito bem a Direção do Sporting em desmascarar a situação, numa altura em que eles tudo farão para aumentar a fatura da Taça de Portugal.

Como se tudo isto não bastasse parece que o novel Conselho de Disciplina se espalhou por completo ao expor publicamente, sem explicação plausível, contratos de alguns futebolistas do Sporting. Se bem me lembro o Rui Pinto já foi detido por uma coisa parecida com isto. É caso para dizer: que mais nos irá acontecer.

Comentários