O karma é lixado


Confesso que não esperava tanto de Portugal no jogo com a França, onde os portugueses não só jogaram de igual para igual, como estiveram mais tempo por cima, com mais posse de bola, mais remates e mais cantos. Só em oportunidades de golo é que me parece que os franceses foram mais perigosos, o que nos leva ao problema da eficácia. Portugal nos três últimos jogos não marcou nenhum golo.

Cristiano Ronaldo ficará para a história como um dos 4 ou 5 melhores futebolistas de sempre, mas alguém tem de lhe explicar que o envelhecimento é um processo natural e irreversível com o qual é preciso saber conviver. O homem quer e dá tudo, mas o corpo já não ajuda, não se percebendo porque é que ele jogou todos os minutos, mesmo quando não era necessário, ou quando era óbvio que o ataque precisava de ser refrescado, como foi o caso neste jogo com a França.

Mesmo assim desta vez Martinez percebeu finalmente que aquela invenção de meter o Cancelo por dentro não funcionava e até foi capaz de tirar o melhor jogador português da atualidade, que é outro que está muito desgastado, mas também teimou em não mexer em Bernardo Silva, que foi o pior jogador português do grupo dos mais utilizados neste Europeu e fez uma substituição a dois minutos do fim do prolongamento, não se percebendo bem para quê. Resta-lhe apenas o mérito de ter posto a equipa a jogar para a frente, mesmo com um adversário forte como a França. Faltaram os golos que são o mais importante de tudo.

De resto neste Europeu não houve muitos golos. As seleções mais fracas jogaram no ferrolho como era expectável e nos jogos mais equilibrados a preocupação foi acima de tudo não cometer erros e como os jogadores que podem fazer a diferença chegaram a esta fase da época muito desgastados, os lances de grande inspiração também escassearam. O resultado foi a pobreza que se tem visto, onde apenas a Espanha tem saído da mediania.

Portugal até poderia ter sido eliminado pela Eslovénia, quando o Pepe fez aquele disparate a 5 minutos do fim do prolongamento. Se tal tivesse acontecido o central português e Cristiano Ronaldo tinham sido arrasados, mas o Diogo Costa salvou-os dessa injustiça, porque estes dois rapazes que juntos somam 80 anos de idade, não mereciam tal coisa. Eles ainda choram tal é sua a paixão pelo jogo.

É caso para dizer que foi o karma que os safou, o mesmo karma que bateu à porta do Martinez que pagou o preço de ter convocado jogadores que nada fizeram nas últimas épocas para justificar a chamada, deixando de fora outros que mereciam ter estado na Alemanha e que até choraram por terem ficado de fora e vocês sabem de quem é que eu estou a falar.

Falhar um penálti acontece a todos, até ao Cristiano Ronaldo, mas quem atirou aquela bola ao poste não foi o Félix, foi o Martinez e desta vez nem o Diogo Costo o salvou. O karma é lixado!!

Comentários

Enviar um comentário