Não aprenderam nada

 


Portugal eliminou a Eslovénia nos penáltis, num jogo em que Diogo Costa salvou Pepe, Cristiano Ronaldo e principalmente Roberto Martinez que insistiu nos mesmos equívocos e continua como medo de substituir alguns jogadores que estão visivelmente rebentados, ou já não tem pedalada para tantos jogos seguidos.

Repetiu-se a história do Cancelo a jogar por dentro com o Bernardo encostado à linha, uma solução que não funciona, sendo visíveis as melhorias quando no início da 2ª parte o lateral do Barcelona passou a aparecer mais vezes no seu lugar.

Não se perceberam as saídas do Vitinha e do Rafael Leão‎  que nem estavam a ser dos piores, ao contrário de Bruno Fernandes‎ visivelmente estourado e também não se entende porque é que o Cristiano Ronaldo teima em marcar os livres quando são mais próximos da área.

Mesmo assim Portugal dominou por inteiro o jogo, embora sem conseguir entrar na parede eslovena e muitas vezes mostrando-se incapaz para fugir ao jogo de bolas pelo ar e muito físico de seu adversário, um combate onde apenas João Palhinha esteve à altura.

Depois Cristiano Ronaldo e Pepe, este acabando o jogo completamente esgotado, tiveram erros que poderiam ter sido fatais, valeu Diogo Costa que evitou que estes dois enormes jogadores terminassem o Europeu como os réus de uma eliminação desprestigiante, um castigo que eles não mereciam.

Segue-se a França que obviamente não vai jogar fechada cá atrás. Resta saber se este Portugal tem capacidade para jogar para ganhar com uma equipa mais forte ou se vamos simplesmente assumir o papel de seleção mais pequena. Confesso que estou muito curioso para ver a estratégia de Martinez para este jogo, mas as suas respostas no fim dos jogos e a insistência nos mesmo erros, não são muito animadoras.

Comentários