A alergia às goleadas


Quem olhar apenas para o resultado de 2-1 com que o Sporting ganhou em Tondela, ficará certamente com uma ideia de um jogo equilibrado que não corresponde minimamente à realidade, pois na verdade a equipa da casa pouco ou nada atacou, praticamente não rematou e só escapou a uma goleada porque o ataque do Sporting continua a errar muito nos momentos da decisão e ainda por cima a equipa sofre golos em quase todos os jogos, mesmo que os seus adversários cheguem poucas vezes às suas balizas.

Sendo assim à exceção dos 8-0 aos amadores de Dume, o melhor que o Sporting conseguiu foram duas vitórias em Alvalade por 3-0 frente ao Moreirense e ao Strum Graz. Nos restantes 21 jogos da época nunca os Sportinguistas puderam respirar com tranquilidade, embora na maior parte dos casos a equipa tenha justificado resultados bem mais confortáveis.

Tudo isto apesar do Sporting esta época ter contratado finalmente um ponta de lança a sério, que já marcou 17 golos, isto sem esquecer que até o Paulinho já vai com 10 golos marcados na sua conta pessoal, mas o que é certo é que falta instinto matador a esta equipa, que mói os seus adversários mas raramente os consegue pôr KO e ainda por cima apesar de no geral até defender bem, nos poucos ataques que consente sofre golos, o que me leva a pensar que talvez falte ali um guarda redes de equipa grande.

Em Tondela Rúben Amorim fez a esperada rotação do plantel, mas a equipa respondeu de uma forma muito positiva com 35 minutos de grande qualidade sob a batuta de Daniel Bragança, que parece disposto a agarrar a oportunidade que a ausência de Hidemasa Morita lhe vai dar nas próximas semanas.

Depois foi a história do costume: o ritmo de jogo foi baixando, baixado e o terceiro golo nunca apareceu, até que uma bola estranha chegou à área onde Hélder Tavares se encheu de fé para fazer o golo da sua vida, enquanto do outro lado até com a baliza escancarada ninguém acertava no buraco.

Assim, depois do FC Porto foi a vez do Tondela escapar a uma goleada, mas o fundamental já está feito, com a equipa a garantir o apuramento para a fase final desta Taça da Liga. Venha de lá o Braga, esperemos que numa noite de mais pontaria.



Comentários