Uma vitória clara e importante


O Sporting ganhou no Bessa, uma vitória crucial atendendo aos resultados do fim de semana, que abriam a possibilidade de alargar para 3 pontos a vantagem dos Leões em relação ao Benfica, com todo o conforto anímico que isso trás a 15 dias do "derby" da Luz.

Não foi uma vitória fácil, embora o Sporting tenha dominado, ou controlado, o jogo quase todo, à exceção de um pequeno período na 2ª parte, que antecedeu o golo anulado ao Boavista, numa altura em que a equipa pareceu reviver os momentos de sofrimento do jogo com o Rakov, isto depois de Marcus Edwards ter falhado uma oportunidade imperdível para matar o jogo, tal como tinha acontecido com Pedro Gonçalves na Polónia.

As alterações introduzidas por Rúben Amorim pareciam não estar a resultar, mas o susto acordou a equipa e o génio de Pedro Gonçalves fez o resto, pelo que tudo acabou bem, num jogo em que Morten Hjulmand encheu o campo, enquanto Viktor Gyökeres nunca encontrou o espaço de que tanto gosta.

Ao fim de não sei quanto tempo parece que Luís Freitas Lobo descobriu que Rúben Amorim prefere jogar com um ala mais defensivo para formar uma linha de quatro na defesa, dando ao outro ala espaço para atacar e alargar a linha da frente, uma opção que não é de agora, mas que de repente todos falam como se de uma novidade se tratasse.

O que é certo que esta esta estratégia que já está a ser trabalhada pelo menos desde que Porro saiu, está cada vez mais afinada o que dá uma certa estabilidade à equipa que em termos defensivos está muito sólida, embora na frente se continue a falhar muitos golos feitos.

Foi pois uma vitória muito importante e moralizadora, pelo que agora há que ganhar ao Estrela da Amadora, num jogo onde tal como no Bessa não há margem para errar. Pelo meio, hoje, temos Taça da Liga, onde naturalmente que vão ser dadas algumas oportunidades a jogadores menos utilizados, o que não retira as responsabilidades ao Sporting enquanto equipa grande e favorita neste grupo, num novo modelo da competição que não é muito interessante, mas que continua a empurrar as quatro melhores equipa para a final a quatro. Portanto, com estes ou com aqueles, é para ganhar. 


 

Comentários