Quem não mata, sofre

O Sporting empatou na Polónia com o modesto Raków num jogo que ficou marcado pela expulsão de Viktor Gyökeres aos 8m, o que obrigou os Leões a jogarem uma hora e meia com menos um jogador e logo aquele que era capaz de sozinho na frente valer por dois, como de resto já o demonstrou esta época.

Mesmo assim o Sporting na 1ª parte foi superior, marcou cedo e teve tudo para matar o jogo, quando Pedro Gonçalves falhou um chapéu que para ele seria de fácil execução, isto perante um Raków que só por volta da meia hora de jogo conseguiu criar algum perigo.

O que se passou na 2ª parte é algo inexplicável. Pedro Gonçalves ainda voltou a ter o 0-2 nos pés, mas daí para a frente a equipa foi recuando no terreno e deixou de ter bola, limitando-se a defender em 5x3x1, com os dois laterais a mostrarem muitas dificuldades, mesmo que os polacos, à exceção de uma grande perdida logo no recomeço, pouco tenham incomodado Franco Israel, que excetuando uma paragem cerebral que teve num cruzamento, até se safou bem. 

Por incrível que pareça o empate apareceu na sequência de um livre a favor do Sporting, junto à área do Rákow, que deu origem a um contra ataque que apanhou a equipa desposicionada, mesmo que o lance me pareça em fora de jogo, com o VAR a colocar a linha no pé do avançado polaco, quando o ombro era a parte mais adiantada, o que na circunstância faria toda a diferença.

A ponta final do jogo chegou a ser penosa, com o Sporting encostado às cordas a defender o empate como uma equipa pequena. As mexidas de Rúben Amorim não resultaram, pois Paulinho nunca conseguiu segurar a bola, enquanto Geny Catamo não foi capaz de criar uma única jogada de perigo. Por outro lado pareceu-me havia jogadores em claras dificuldades físicas, pelo que as substituições acabaram por ser tardias.

No fim salvou-se um ponto, num jogo que Pedro Gonçalves poderia ter resolvido, mas que acabou num verdadeiro sufoco, o que não deixa de ser preocupante, numa altura em que entrámos num ciclo que pode ser decisivo para esta época, pelo que agora se exige uma boa resposta no Bessa.

Comentários