Uma exibição sólida


O Sporting ganhou por um magro 1-0 ao Famalicão, um resultado que não reflete a superioridade evidenciada dentro do campo, naquela que não tendo sido uma exibição brilhante, foi a atuação mais sólida da equipa neste início de época, a revelar que o trabalho de Rúben Amorim está a dar frutos.

A entrada de Morten Hjulmand no onze ajudou a realizar o desejo do treinador de não sofrer golos, mas mais do que isso acrescentou solidez defensiva à equipa, que nesse aspeto fez uma 1ª parte irrepreensível, perante um adversário que jogou em 10X0, praticamente não saindo do seu meio campo.

Perante a postura super defensiva do Famalicão, não foi fácil entrar naquela barreira, mas mesmo assim o Sporting criou uma mão cheia de situações em que poderia ter marcado, pelo que o nulo que se verificava ao intervalo já era muito injusto.

Mas o futebol tem destas coisas e logo a abrir a 2ª parte o Famalicão aproximou-se com muito perigo da baliza leonina, valendo então um excelente corte de Gonçalo Inácio a segurar o resultado, até que Paulinho confirmou o bom momento que atravessa e inaugurou o marcador.

Esperava-se uma reação dos famalicenses, mas o Sporting continuou muito sólido e só perdeu o controlo do jogo durante uns dez minutos, mas mesmo assim o Famalicão não voltou a ter uma oportunidade de golo que fosse. 

Depois as mexidas de Rúben Amorim resultaram, pois era nítido que Morten Hjulmand já revelava algum desgaste e Geny Catamo entrou muito bem, pelo que a equipa voltou a estar perto de um merecido 2-0.

O pior do jogo foi sem dúvida uma arbitragem tendenciosa, o que ficou demonstrado pelos 8 minutos de compensação atribuídos no fim, depois de na 1ª parte, onde aí sim houve muitas interrupções, só terem sido dados 3 minutinhos para compensar as muitas fitas dos minhotos.

Mas se dúvidas houvessem elas ficaram desfeitas quando o Narciso, fazendo jus ao seu nome, manteve a sua decisão de não marcar um penálti tão claro como desnecessário, isto apesar de alertado pelo VAR que fez o seu papel. Seria importante que o Conselho de arbitragem explicasse o critério neste tipo de penáltis, para que isto não seja conforme a cor dos olhos dos árbitros. No entanto já se sabe que só quando os erros são a favor do Sporting é que sai dali alguma coisa.

Finalmente uma palavrinha para a excelente resposta que Rúben Amorim deu quando lhe perguntaram sobre um hipotético segundo amarelo que que queriam que tivesse sido mostrado a Viktor Gyökeres que já está marcado. Agora encostam-se a ele e atiram-se para o chão e pronto é fácil.

Depois destas três vitórias, segue-se o primeiro teste a sério, aguardo com curiosidade para ver como é que este Sporting se vai conseguir desembaraçar das duas equipas adversárias. 

Comentários