Hóquei em Patins


O Hóquei em Patins é uma modalidade pouco televisiva, pois por vezes não se consegue perceber onde está a bola, mas não sendo praticada em muitos países é imensamente popular em Portugal, principalmente porque durante muitos anos era a única onde o nosso País conseguia ganhar alguma coisa e, nos dias de hoje o campeonato português será provavelmente o mais competitivo do mundo.

No entanto o Hóquei em Patins é também uma modalidade algo ferida na sua credibilidade, principalmente a partir do momento em que inventaram aquela regra das 10 faltas e depois 15 faltas corresponderem a um livre direto, o que dá muito poder aos árbitros, que fazem o que querem e condicionam facilmente um jogo, principalmente quando há muito equilíbrio.

Mesmo assim acompanho regularmente esta modalidade e nesta época o Sporting iniciou um novo ciclo sob o comando de Alejandro Domínguez que alterou os conceitos de jogo mais conservadores de Paulo Freitas, mas os resultados não foram os melhores, embora as tais questões da arbitragem tenham sido decisivas, principalmente na Taça de Portugal que foi claramente oferecida ao Sp. Tomar.

Mas no Campeonato onde o Benfica foi melhor, também houve uns empurrões nos dois jogos disputados no Pavilhão da Luz, com o artista Nicolia a revelar-se decisivo com a ajuda dos árbitros e assim o jogo perde credibilidade, porque na verdade tudo poderia ter sido diferente.

O pior foi na Liga Europeia, onde o Sporting ficou no lado mais fácil da grelha e tinha a obrigação de chegar á final, mas deixou-se surpreender pelo Valongo, que depois levou 5 do FC Porto que nesta época até esteve muito abaixo do costume, mas foi Campeão da Europa. Aqui também poderia e deveria ter sido diferente.

Penso que apesar de tudo a aposta em Alejandro Domínguez será para manter, mas esta equipa precisa de alguns retoques pois temos vários jogadores em fim de carreira e é preciso sangue novo. Vamos a ver o que é que se consegue arranjar.


Comentários