Andebol


O Sporting não é só Futebol e de todas as modalidades praticadas no Clube, o Andebol é aquela de que eu mais gosto e acompanho, pelo é por ela que começo num balanço desta época que não está a correr lá muito bem para as nossas cores, também no que diz respeito às modalidades de alta competição.

A temporada terminou da melhor forma para o Andebol do Sporting, com a conquista da Taça de Portugal, uma vitória saborosa e inteiramente merecida, depois desta equipa ter eliminado o Benfica no Pavilhão da Luz, classificando-se para a final a quatro que se disputou na Madeira, onde o Sporting se desforrou da derrota sofrida no Dragão para o Campeonato, batendo o FC Porto no prolongamento, para depois no jogo decisivo derrotar a equipa da casa.

O resultado desta Final (29-30) não reflete a superioridade evidenciada pelo Sporting ao longo do jogo e este equilíbrio enganador só se verificou porque nos últimos 7 minutos a equipa se preocupou mais com o relógio do que com a baliza adversária e porque a dupla de arbitragem madeirense tudo fez para ajudar o Marítimo, um festival em que até a mesa entrou com aquela rábula de interromper o jogo à beira do fim, sem que o treinador do Sporting o tivesse solicitado.

O pior mesmo foram os comentadores madeirenses que estiveram de serviço na RTP 2 o canal que transmitiu os jogos, que se esqueceram de que não estavam na RTP Madeira, isto depois de no dia anterior um deles se ter mostrado muito incomodado pelos festejos dos jogadores do Sporting, depois de terem ganho aquilo que era uma final antecipada. Enfim uma tristeza.

Valeu a taça que os rapazes levaram para Lisboa e que foi um justo prémio para uma temporada onde perderam de forma inglória e às vezes injusta, a Supertaça, no segundo prolongamento e o Campeonato, principalmente devido aos dois empates da 1ª volta frente aos grandes rivais, que apesar de terem orçamentos maiores, não se conseguiram superiorizar no campo.

A campanha europeia do Sporting também foi positiva, com a equipa a realizar algumas grandes exibições e a cair apenas por 1 golo frente aos poderosos franceses do Montpellier.

No balanço da época Carlos Carneiro e Ricardo Costa prometeram reforçar a equipa para conseguir o grande objetivo que é ganhar o Campeonato e colocar estes rapazes a jogar na Liga dos Campeões, que é o palco onde jovens como Francisco CostaMartim Costa e Salvador Salvador merecem estar.

Sabendo-se que Josep FolquésFrancisco Tavares e Jonas Tidemand estão de saída e que Carlos Ruesga vai encerrar a sua brilhante carreira, vai ser necessário contratar pelo menos um pivot, um central e dois pontas, mas não me parece má ideia sacar um grande guarda redes que possa fazer a diferença.

De qualquer forma se há modalidade bem dirigida no Sporting é o Andebol, pelo que eu cofio inteiramente neste grupo que merece cumprir o seu destino, que é ganhar.


Comentários