O retrato do Sporting 2022/23


O "derby" de domingo foi o retrato da época do Sporting, uma equipa que alternou as boas exibições, principalmente nos jogos mais difíceis, com tiros nos pés, misturados com alguma falta de sorte, sem esquecer uma preocupante ineficácia no ataque.

O Sporting podia e devia ter resolvido o jogo na 1ª parte em que vulgarizou um Benfica completamente atarantado, mas depois teve de recuar e embora não se possa dizer que a equipa tenha defendido mal, a verdade é que teve pouca bola e deixou-se encostar lá atrás pondo-se a jeito para o que acabou por acontecer. 

Mesmo assim na 2ª parte as melhores oportunidades foram dos Leões, principalmente depois da entrada de Paulinho, que teve tudo para matar o jogo. Não aconteceu e no fim a sorte protegeu os do costume, com um golo numa jogada confusa, em que a bola a ressaltou sempre para os jogadores do Benfica, que estavam em clara minoria junto à pequena área leonina.

Este lance suscitou muita discussão e parece que atendendo à letra da lei é praticamente consensual que o fora de jogo posicional de Florentino era passível de ser assinalado, a partir do momento em que ele bloqueia a passagem de Sebastián Coates, impedindo-o de tentar disputar a bola, embora também seja claro que pelo menos no momento inicial, o uruguaio não teria nenhuma hipótese de chegar lá, pelo que para mim não há fora de jogo nenhum.

Quem na verdade ficou fora de jogo foi Sebastián Coates e por culpa própria, pois se ele em vez de ter tentado sacar uma falta, ficando sentado no chão à espera não sei do quê, tivesse ido disputar a bola, provavelmente o Florentino não teria conseguido rematar duas vezes antes do ressalto fatal para o Neves.

Se fosse um jogador jovem e inexperiente, eu ainda aceitava, mas foi o Capitão da equipa, um dos mais batidos em campo, que já devia estar farto de saber que o Pinheiro nunca iria marcar falta a um pequeno bloqueio naquela altura. 

Perdeu-se assim o doce sabor de derrotar o rival, restando-nos apenas uma amarga vitória moral, mas mesmo que o Sporting tivesse ganho, dificilmente a equipa escaparia ao modesto 4º lugar a que ficou definitivamente condenada. É verdade que o Braga ficava mais pressionado, mas no fim o resultado seria sempre o mesmo.


  

Comentários