Assobios

 

Em primeiro lugar tenho de confessar que não sei assobiar, por isso nunca o fiz em nenhum estádio, embora deva reconhecer que já me apeteceu fazê-lo uma ou outra vez, o que também não é nenhum pecado mortal, os assobios são uma forma dos espetadores mostrarem o seu desagrado, embora por vezes sejam despropositados e até prejudiciais para as equipas, ou os jogadores, de que os assobiadores supostamente serão adeptos.

Em segundo lugar devo dizer que também não tenho nenhuma má vontade em relação a João Mário, um jogador que sempre foi correto para com o Sporting e que tem todo o direito em seguir a sua vida no clube que bem entender, até porque foi evidente que não era considerado um elemento fundamental pelo treinador leonino. Pena é que depois de uma excelente época ao serviço do Sporting em que nunca foi convocado para a Seleção, tenha bastado mudar-se para outro lado para logo ser selecionado por Fernando Santos. Mas já lá vou.

Quem se portou mal foi o Inter que inventou um subterfugio para não pagar ao Sporting o que estava estipulado no contrato, portanto para mim os assobios a João Mário fazem pouco sentido, até porque se tratava de um jogo da nossa Seleção, mesmo que, voltando à vaca fria, eu nunca tenha sentido a equipa das quinas como uma verdadeira seleção nacional, é mais uma seleção de alguns e para alguns.

No entanto há gente que ainda me consegue surpreender e esta súbita caça aos assobios com o próprio presidente da FPF a vir a público manifestar o seu desagrado pela situação, é no mínimo espantosa, até porque esta não foi a primeira vez em que um jogador da Seleção foi assobiado num estádio português, logo a começar por Cristiano Ronaldo, a quem os benfiquistas nunca perdoaram a ultrapassagem a Eusébio, entre outras desfeitas, sendo que nessas alturas ninguém ouviu uma palavra de Fernando Gomes, como ensurdecedor tem sido o seu silêncio em relação a outros casos, esses sim de enorme gravidade, como por exemplo os contratos do anterior selecionador, ou as pressões sobre os selecionadores das equipas jovens para convocarem jogadores do Benfica, que se tornaram públicas com a divulgação do correio eletrónico daquele clube e principalmente os assobios que frequentemente ecoam no pavilhão e no estádio do Benfica, a imitar o silvo do very-ligth que matou um adepto do Sporting no Jamor. Sobre isso bola.

Agora parece que vai ser proibido assobiar a seleção e até consta que o Estádio José Alvalade poderá ser proscrito, o que se calhar dava muito jeito a alguns. O pior é que o mais certo é que o efeito de toda esta tempestade num copo de água, vai ser mais assobios, provavelmente tão desnecessários e inócuos quanto os que foram dirigidos a João Mário, mas quando a clubite que agora Fernando Gomes se apressou a condenar, impera dentro da própria Federação, ao ponto de pacíficos adeptos como eu não se reconhecerem naquelas seleções, está tudo dito.

Comentários