Paulinho, o VAR e os evangelistas

Tal como se esperava o Arouca não foi um adversário fácil, mas a verdade é que na 1ª parte o Sporting abafou por completou o seu adversário que nem conseguia sair do seu meio campo, no entanto não estava fácil entrar numa defesa com 7 ou 8 jogadores plantados à frente da sua baliza e é nestas situações que se nota a falta que faz um ponta de lança com faro de golo, mesmo que desta vez Paulinho tenha feito a sua parte, merecendo os elogios que recebeu do seu treinador no final do jogo .

À beira do intervalo fez-se justiça depois de uma jogada onde Antony meteu a bola na baliza do Sporting sem querer, um golo que foi muito bem anulado pelo VAR, por mais que os evangelistas tentem descobrir uma falta de Sebastián Coates, que mesmo que tivesse existido não seria passível de análise do VAR, o que para esta gente parece ser uma coisa muito difícil de perceber. Não entendem o protocolo, dizem eles.

No início da 2ª parte repetiu-se o que tinha acontecido com o Vizela, o Sporting desligou por completo, por vezes chegou mesmo a ser displicente e o Arouca mostrou que afinal também é capaz de atacar. Foi então que o 2-0 foi invalidado por 24 centímetros e que o empate foi confirmado por 25 centímetros, mas no fim o Evangelista resolveu pôr em causa os 18 centímetros que validaram o golo da vitória do Sporting. É caso para dizer que para este artista, as linhas da Cidade do Futebol só são credíveis quando decidem a favor do seu evangelho.

No fim o Sporting conseguiu apurar-se para a Final com toda a justiça, mas sem brilhantismo e mais uma vez foi salvo pelo VAR, o que acontece pela 3ª vez seguida, o que só confirma a importância desta ferramenta, sem a qual nesta altura seguramente estaríamos a chorar os erros da arbitragem, depois de uma derrota na Luz, um empate em casa com o Vizela e provavelmente o adeus à Taça da Liga.

Mesmo assim, ontem o VAR demitiu-se de atuar quando Paulinho foi ostensivamente empurrado dentro da área, num penálti claro que ficou por marcar e principalmente quando o mesmo Paulinho foi pontapeado de forma gratuita e intencional, tendo inclusivamente saído lesionado, sem que o agressor tenha sido expulso com se impunha, coisas que o Evangelista também não deve ter visto. 

Independentemente de tudo isto, este Sporting é uma equipa espremida, instável e pouco confiante, que frente ao FC Porto não parte como favorito, pelo que vai ter de se superar. É possível, mas não vai ser fácil, mesmo com o VAR.

Comentários