O caso Matheus Nunes


Na conferência de imprensa que antecedeu o jogo do Dragão Rúben Amorim foi claro ao manifestar o seu desagrado pela venda de Matheus Nunes, um jogador que ele tudo tinha feito para manter no plantel.

Essas declarações foram mel na sopa de todos os que sabendo que o treinador do Sporting é o principal pilar de uma estrutura de sucesso, mas cujos alicerces ainda não estão bem solidificados, esperavam ansiosamente pelo momento certo para a atacarem, pelo que de imediato se criou um "caso" de enormes dimensões mediáticas, que foi agravado pelos 3-0 do Dragão.

Talvez Rúben Amorim tenha sido algo imprudente nessas declarações, ou talvez se tenha sentido de certa forma atraiçoado, no entanto a verdade é que ele sabia que a SAD tinha aceite a proposta do Wolverhampton e que o jogador apenas ainda não tinha saído porque estaria convencido que iria ter a oportunidade de ir para um clube melhor.

Acontece que ao que tudo indica ter-lhe ão prometido que esse salto vai acontecer rapidamente e oferecido um ordenado irrecusável, pelo que lá foi ele. Vamos a ver como é que as coisas lhe correm em Inglaterra, mas mesmo assim Rúben Amorim disse que não ficou chateado com o jogador, embora se saiba que inicialmente terá sido o treinador do Sporting a convence-lo a ficar mais uma época.

É verdade que o momento desta transferência também não foi o melhor e que o envolvimento de Jorge Mendes nestas movimentações de mercado, causa sempre alguma desconfiança, o que é natural atendendo a negócios como o de Vinagre ou Wang, mas as coisas são como são e quem paga tanto dinheiro por um jogador é para ficar com ele imediatamente, não é para esperar pelo próximo jogo do clube vendedor, por mais importante que esse jogo seja.

Porém o que mais faz pensar neste caso é a aparente necessidade que o Sporting teve de fazer este negócio no imediato, o que de resto já tinha sido realçado por Rúben Amorim em anteriores declarações na sequência da transferência de Tabata.

Nesse aspeto parece-me que em nome de alguma transparência, a Direção deve explicações aos Sportinguistas, embora me pareça que vamos ter de esperar pelos próximos relatórios contas e fazer a interpretação possível mediante os dados que nos disponibilizarem, o que nunca é um trabalho simples.
 
Que a equipa ficou mais fraca é indiscutível, mesmo que não haja jogadores insubstituíveis e já tenham saído outros ainda melhores do que Matheus Nunes, mas pela primeira vez transpareceu algum mau estar dentro núcleo duro da estrutura do futebol leonino, uma situação que terá de ser resolvida, como Rúben Amorim disse e muito bem, com vitórias e aí é a ele que compete encontrar as melhores soluções para não abrir mais brechas naquilo que até agora foi uma verdadeira fortaleza.
 

Comentários