A vitória da força aérea


Com Islam Slimani a responder com golos, Rúben Amorim resolveu manter o argelino no onze e também deu pela primeira vez a titularidade a Marcus Edwards, opções que até faziam sentido num jogo onde se previa que o Moreirense se fechasse lá atrás, pelo que o recurso ao jogo aéreo poderia ter de ser a solução e a verdade é que os dois reforços do mercado de inverno mostraram serviço.

No entanto o Sporting não estava a conseguir entrar na muralha defensiva de uma equipa plantada à frente da sua baliza, até que os golos aconteceram precisamente pela via aérea que tinha sido programada no plano de um jogo que acabou depois do 2-0.

A partir daí o Sporting tirou o pé e mesmo que o Moreirense se tenha limitado a subir as suas linhas e a fazer uns remates de longe e sem perigo, a verdade é que os Leões também nunca estiveram muito perto de matar um jogo que se limitaram a controlar, correndo o risco de sofrerem o 1-2 num lance fortuito, o que poderia complicar as coisas. Mas esse é um problema que o treinador leonino ainda não conseguiu resolver, falta "instinto assassino" a esta equipa.

Rúben Amorim voltou a alinhar as suas substituições com os cartões amarelos, não fosse o Pinheiro tecê-las, pois o critério disciplinar do árbitro foi tudo menos equitativo, principalmente quando perdoou o segundo
amarelo a Pablo, num daqueles lances sem espinhas, isto depois de já ter sido bem rigoroso em relação aos jogadores do Sporting. Enfim nada a que não estejamos habituados, daí que o treinador seja obrigado a jogar com isso.

Mas o fundamental era ganhar, o que foi conseguido sem brilho nem grandes dificuldades, restando agora saber como é que a equipa se vai portar em Guimarães, onde estou muito curioso em relação à linha da frente que Rúben Amorim vai escolher para esse jogo.

Islam Slimani tem golo e presença na área, mas como pivot da manobra ofensiva não funciona da mesma forma que Paulinho, enquanto a este falta alguma criatividade para jogar na posição de interior, isto se compararmos com Pedro Gonçalves, ou mesmo com Nuno Santos, que realmente acrescentam outras coisas ao jogo do Sporting. Não tenho dúvidas de que Pablo Sarabia vai jogar, resta saber se com os dois pontas de lança, se integrado no trio PSP, ou se com Islam Slimani no lugar de Paulinho, que assim ficaria de fora.

A melhor solução será sem dúvida aquela que ganhar o jogo, porque caso contrário o Campeonato acaba em Guimarães, isto numa jornada em que o FC Porto vai ao Bessa, pelo que em relação ao título tudo pode ficar resolvido, ou então mais embrulhado, ou se calhar na mesma.


Comentários