Caderno de encargos para as eleições de 2022


O Sporting acaba de anunciar que a Assembleia Geral eleitoral ordinária de 2022 irá decorrer no dia 5 de Março no Pavilhão João Rocha.

Não restam grandes dúvidas de que Frederico Varandas será reeleito sem dificuldades, pois o balanço final deste seu primeiro mandato é francamente positivo, o que não significa que tudo tenha sido perfeito, mas a verdade é que as razões que me levaram a votar nele acabaram por se confirmar, pois o homem após alguns ziguezagues conseguiu colocar o futebol no rumo certo, um fator determinante no momento atual da vida do Clube.

No entanto o meu sentido de voto estará sempre dependente de uma questão que considero ser fundamental para o futuro do Sporting e que terá de ser resolvida durante o próximo mandato. Refiro-me às famosas vmoc's.

Frederico Varandas terá os meus 7 votos garantidos se assegurar que a compra das vmoc's será uma prioridade durante a próxima gerência, mesmo que para tal seja necessário vender um dos melhores jogadores da equipa de futebol e, se ao mesmo tempo garantir aos sócios do Sporting que em circunstância alguma o Clube abdicará da maioria da sua SAD.

Cumpridos estes pressupostos não encontro uma única razão para mudar de rumo, numa altura em que o Clube finalmente parece ter encontrado o caminho certo, embora continuem a haver outros problemas para resolver.

Se pelo contrário houver alguma ambiguidade na questão das vmoc´s, não haverá cartas brancas para ninguém, até porque para isso já me bastou o sucedido com o anterior Presidente, que também parecia ser a única coca-cola no deserto, o que depois deu no que deu. 

Nessas circunstâncias ponderarei ouvir outras propostas, sendo que aí também posso garantir que nunca irei votar em quem não for bem claro em relação ao problema das claques e a tudo o que cheirar a "brunismo".

No primeiro caso é evidente que com a atual Direção dificilmente haverá conciliação possível, principalmente porque os donos das claques não querem, pois nunca irão perdoar as afrontas de Frederico Varandas. No entanto ninguém poderá negar a importância destes grupos no apoio às nossas equipas, só que isso não os pode tornar nos donos do Clube e nem sequer nas forças de poder em que se tornaram, com os resultados que todos conhecemos. A paz só será possível se esta rapaziada estiver disposta a desempenhar apenas o seu importante papel e forem capazes de expurgar aqueles que vivem à custa disto, ou que teimam em prejudicar o Clube que dizem defender. Sinceramente não acredito nisso, mas do lado do Sporting tem de haver firmeza. Alcochete nunca mais.

Quanto ao grupo que teima em venerar o anterior Presidente, só espero que em vez de se reunirem em "guettos" na internet, se unam e apresentem uma candidatura sem falsos pudores, onde defendam as suas ideias para o Sporting, obviamente centradas no regresso ao ativo do seu grande líder. Os Sportinguistas pronunciar-se-ão no que diz respeito a essa ala. Infelizmente também não acredito que apareçam. Eles vão preferir continuar a ameaçar e a insultar cobardemente quando estão em grupo ou escondidos atrás dos computadores.

Seguem-se dois meses de discussão, esperemos com a elevação própria do Sporting Clube de Portugal.


Comentários