Para a história


O jogo com o Dortmund era o mais fácil da época. Bancadas cheias, jogadores muito motivados, um adversário que era favorito mas não vinha na máxima força, enfim estavam reunidas todas as condições para acontecer história, pois se o Sporting perdesse ninguém se iria admirar e tudo o que fosse para além disso seria lucro.

O Sporting fez um jogo inteligente e pragmático, soube sofrer quando tinha de o fazer, defendendo muito bem como é apanágio desta equipa, de tal forma que apesar do domínio exercido pelos alemães, só aos 40 minutos é que eles conseguiram chegar com perigo à baliza de António Adán, numa altura em que já perdiam por 2-0.

Diga-se que o Sporting também foi feliz, pois o primeiro golo foi um autêntico brinde que Pedro Gonçalves teve o mérito de não desperdiçar, mas a partir daí a equipa como que respirou fundo e antes do segundo já Pablo Sarabia tinha estado à beira de marcar.

Foi pena que no início da 2ª parte Pedro Gonçalves não tenha estado tão inspirado como no final da 1ª, pois o 3-0 poderia ter acontecido pelo menos por duas vezes, isto pese embora o Sporting tenha recuado de mais e tido algumas dificuldades para ter bola.

Mas Emre Can e o VAR deram o empurrãozinho que faltava e o jogo ficou resolvido, mesmo que ainda tenha havido tempo para um susto, numa altura em que Rúben Amorim terá abusado da sua sorte ao resolver promover duas estreias na Liga dos Campeões, uma delas absoluta e de um júnior.

Está pois consumado o inesperado apuramento para os oitavos de final da principal competição de clubes, quando ainda falta disputar um jogo desta fase, pelo que esta equipa não pára de nos surpreender, mas se esta vitória é muito importante em termos anímicos e financeiros, eu continuo a pensar que desportivamente o melhor que pode acontecer aos clubes portugueses nesta competição é ficaram em 3º lugar para assim puderem seguir para a Liga Europa, onde podem ter aspirações, pois na Liga dos Campeões a partir daqui a coisa fia mais fino, pelo que como Rúben Amorim disse e muito bem, agora há adversários contra os qauais nos resta rezar para que o pesadelo de 2009 não se repita.

Comentários