O Paulinho feio

 

É normal haver nos planteis um jogador, ou jogadores, menos queridos pelos adeptos e que são alvo de alguma marcação, são os chamados "patinhos feios". No Sporting, atualmente temos o nosso "Paulinho feio".

Paulinho é o jogador mais caro da história do Sporting, que pagou por ele 13 milhões de Euros, mais o passe de Borja e o empréstimo de Sporar, um valor exorbitante para um avançado de 28 anos que nunca foi propriamente um grande goleador, mas que chegou a Alvalade depois de muita insistência da parte do treinador, que pelo o que consta terá colocado Paulinho como as suas primeira, segunda e terceira opções para o reforço de uma posição deficitária no plantel, ao ponto de ter aguentado meia época a jogar com um júnior e alguns adaptados, no importante lugar de ponta de lança.

Paulinho chegou ao Sporting vindo de uma lesão e não teve muito tempo para se entrosar na equipa sendo logo lançado como titular, e na época passada marcou apenas 3 golos em 14 jogos, pelo que não caiu no goto dos adeptos leoninos, ao mesmo tempo que abriu espaço para a discussão sobre a sua contratação milionária, algo que a imprensa "amiga" não desperdiçou, pelo que o avançado nortenho passou a ser um alvo preferencial dos comentadores de serviço, sempre prontos a criar alguma destabilização num Clube que já de si não navega em águas muito calmas e que com a chegada do atual treinador se voltou a intrometer na luta pelos títulos.

O próprio Rúben Amorim reconhece que Paulinho tem de melhorar na finalização, mesmo que o defenda com unhas e dentes, ao ponto de não considerar prioritária a contratação de uma alternativa para a posição de ponta de lança, preferindo ficar com só Tiago Tomás, em nome da máxima de querer um plantel curto, só com dois jogadores para cada lugar.

Tudo isto se compreende e eu também acho que o investimento feito neste jogador foi manifestamente exagerado e que por aquele preço teria sido possível arranjar melhor, mas pela minha parte Rúben Amorim tem créditos suficientes para tomar as opções que considera mais convenientes na construção do plantel, pelo só me resta desejar que Paulinho consiga justificar o investimento e comece a marcar alguns golos.

Não podemos esperar que Paulinho marque 30 golos por época, mas é claro que ele pode e deve dar mais à equipa, do que simplesmente o muito trabalho ao qual nunca se furta. Só que para isso é também necessário haver alguma paciência, algo que reconheça-se que por enquanto até tem havido pelo menos nas bancadas, mas os grupos de oposição gratuita já elegeram Paulinho como um dos seus alvos preferidos e agora com o fim da limitações na lotação dos estádios, não tarda para que os assobios estejam de volta.  

O que não se percebe é que haja um grupo de sportinguistas a fazer coro com aqueles que desejam o pior para o Sporting e que tudo fazem para acrescentar pressão sobre o jogador, só para demonstrarem que a sua contratação foi mais um erro da Direção atual, pois o alvo deles é sempre o mesmo: Varandas e cia.

Comentários