E podiam ter sido mais


O Sporting marcou quatro golos em Istambul, dois de canto, um de penálti e um golaço mesmo à beira do fim do jogo, mas poderiam ter sido oito ou nove, tantas foram as vezes em que o último passe não entrou em situações de golo feito, isto sem esquecer aquelas em que Paulinho acertou nos ferros, ou que o guarda redes defendeu.

Mas mesmo assim o jogo não foi tão fácil quanto possa parecer depois do que acabei de escrever, e tal como Rúben Amorim referiu houve algumas semelhanças com o sucedido no confronto com o Ajax, só que desta vez o desenrolar dos acontecimentos foi favorável ao Sporting, que depois de aguentar a pressão inicial do Besiktas, marcou primeiro e voltou a marcar logo a seguir ao golo do empate, para em cima do intervalo fazer o terceiro e escapar por pouco ao 2-3, em ambos os casos graças ao VAR. 

Só faltou que o quarto golo chegasse mais cedo, sendo que na minha opinião as substituições dos avançados interiores, especialmente Pedro Gonçalves, foram tardias, até porque atendendo às debilidades demonstradas pela defesa turca e ao desgaste que se ia acumulando, era visível que estava na hora de meter velocidade lá na frente. 

Nesta altura é também notória a falta que faz Nuno Mendes no lado esquerdo. Desta vez Rúben Amorim apostou em Matheus Reis para dar mais solidez ao sector, mas o brasileiro foi o elo mais fraco da equipa, de tal forma que acabou por ser o primeiro a ser substituído. Ricardo Esgaio cumpriu, e enquanto Ruben Vinagre estiver em convalescença do baile que levou de Antony, talvez seja a melhor opção para jogos mais exigentes, pois contra adversários menos fortes há Nuno Santos que com a chegada de Pablo Sarabia e a recuperação de Pedro Gonçalves vai ter menos espaço lá na frente.

Voltando ao VAR, há que dizer que ficou por anular o golo dos turcos, mas a verdade é que sem a ajuda do vídeo árbitro o resultado teria sido outro, como de resto tantas vezes aconteceu no passado. De qualquer forma há que realçar mais uma vez o bom funcionamento da linha defensiva do Sporting que esteve muito bem a colocar os adversários em fora de jogo, mesmo que se conheçam os riscos decorrentes desta estratégia.

Com esta vitória o 3º lugar no grupo ficou bem encaminhado, resta agora confirmar o resultado em Alvalade e depois quem sabe se até será  possível entrar na discussão pelo apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões.




Comentários