A pior exibição da época


Não sei se é a "estrelinha" do Rúben Amorim, ou a "vaca do benfica", mas para dizer a verdade nunca vi disto em mais de 40 anos de Sportinguismo militante e coisa parecida só me lembro de um Benfica, julgo que do tempo do Toni, numa altura em que eles diziam que era a mística.

Ontem nem sequer se pode dizer que o Santa Clara tenha jogado à antiga portuguesa, com 9 ou 10 jogadores à frente da baliza. Antes pelo contrário, eles mostraram uma forma diferente de anular o Sporting e tiveram mais tempo de ataque, mais remates e mais cantos, mesmo que tudo espremido se tenha resumido a uma oportunidade de golo resultante da aselhice de Zouhair Feddal e a um cruzamento venenoso que Sebastián Coates cortou de forma sublime.

Na verdade foi a pior exibição da época do Sporting, conforme o próprio Rúben Amorim reconheceu, e até ao momento do empate a vantagem dos Leões resultava do único remate da equipa e da única situação de golo criada, no meio de um vazio quase total em termos de futebol praticado.

Valeram os últimos 10 minutos em que o Sporting finalmente começou a jogar e criou três boas oportunidades, com Sebastián Coates a resolver outra vez em cima da hora.

Não há pois muito a dizer deste jogo para além de referir que a opção por Matheus Nunes para a posição de ala direito fazia sentido para aproveitar o bom momento do jogador, até porque se previa um Sporting totalmente balanceado para o ataque, o que no entanto como já referi anteriormente não se verificou, pelo que o luso brasileiro revelou algumas dificuldades e até chegou a complicar em zonas onde não se deve arriscar dribles desnecessários, pelo que eu estava à espera que a primeira substituição fosse para corrigir esse desequilíbrio, talvez com a entrada de João Pereira e o adiantamento de Matheus Nunes para equipa ter mais bola.

Não foi assim, mas a dupla substituição feita por Rúben Amorim aos 70m, finalmente equilibrou a equipa com mais um homem no meio campo, ao mesmo tempo que retirava um Tiago Tomás completamente esgotado, o que é compreensível atendendo a que se trata de um Júnior que já vai com 29 jogos disputados esta época. Curiosamente o empate chegou depois, mas isso não invalida o facto da equipa ter melhorado.

De uma forma, ou de outra, estes 3 pontos foram importantíssimos, como serão os próximos 6 em disputa até à paragem para a Seleção, altura em que já se poderão fazer outras contas, mas a jogar desta maneira a coisa pode complicar-se. 

Comentários