Elementar meu caro Rúben


Rúben Amorim fez as mudanças que se impunham e os resultados estão à vista, o Sporting realizou a melhor exibição da temporada e não fosse um punhado de boas defesas de Trigueira, o Tondela teria saído de Alvalade com um cabazada à moda antiga.

Com Andraz Sporar na frente de ataque a equipa passa a ter presença na área, mesmo que o esloveno não seja o melhor ponta de lança do mundo, mas sinceramente também não me parece que seja pior do que o desejado Paulinho, embora ontem até tenha tenha sido demasiado perdulário, mas no fim mereceu o prémio quando finalmente marcou.

Por outro lado a entrada de João Mário no onze acrescenta experiência, critério e qualidade ao jogo da equipa, embora se veja que ainda lhe falta ritmo para dar mais intensidade ao seu futebol perfumado, que é uma mais valia em relação a Matheus Nunes, um jogador diferente que pode continuar a ter o seu espaço, mas que ainda tem muito para crescer.

O que não me pareceu justo foi a saída de Nuno Santos da equipa, mesmo que Tiago Tomás tenha tido um bom desempenho no jogo anterior. A explicação só pode estar na gestão do plantel que cabe ao treinador, mas o ex Rio Ave é um jogador com raça e com verticalidade no seu jogo, que neste momento merece um lugar no onze.

A defesa é continua a mostrar algumas dificuldades na saída de bola, mas isso com aqueles jogadores não vai ser possível mudar. São três futebolistas experientes que estão a funcionar muito bem em linha, com todos os riscos daí resultantes, até porque falta ali alguma velocidade, mas julgo que mais tarde ou mais cedo Rúben Amorim poderá lançar algum sangue novo neste sector, até porque Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio são dois jovens com muitas potencialidades, embora precisem de crescer e lá atrás os erros geralmente são fatais. De qualquer forma parece-me preferível correr riscos com miúdos com margem de progressão, do que com pernas de pau que já não dão mais do que aquilo.

É também verdade que este Tondela pareceu muito fraquinho, pelo que convém irmos com calma e domingo em Guimarães já vamos ter um teste com um grau de dificuldade muito mais elevado, isto já para não falar daqueles obstáculos suplementares do costume, que vão seguramente aparecer, principalmente se esta equipa continuar a ganhar e ainda mais agora com o arraso que os arrasadores levaram ontem.

Comentários