Candidatos ao título??????

 


Surpreendentemente o Sporting isolou-se na liderança da Liga Portuguesa de Futebol à 6ª jornada, somando cinco vitórias e um empate cedido em Alvalade perante o Campeão em título, num jogo onde os Leões se queixam de uma intervenção extemporânea do VAR, que pode ter tido influência no resultado. Ou seja, em vez de 16 pontos, o Sporting até poderia ter 18.

De imediato veio à liça a questão do Sporting ser, ou não, candidato ao título, numa época de desinvestimento em que saíram alguns dos jogadores mais credenciados do plantel, como eram Mathieu, Acuña, Battaglia, Wendel e Vietto, não se podendo falar de nenhum nome sonante entre as contratações, isto quando o Benfica investiu como nunca, com o seu treinador a falar em arrasar a coocorrência nacional e na conquista da Liga Europa, da qual o Sporting acabou eliminado logo no arranque da temporada.

O discurso oficial assumido por todos em Alvalade, desde o Presidente até aos jogadores, passando pelo treinador, é o de vamos lutar para ganhar todos os jogos, numa clara intenção de não colocar muita pressão sobre uma equipa bastante jovem, mas há medida que as vitórias se vão sucedendo, a imprensa lá vai colocando a questão da candidatura ao título em cima da mesa.

Os Sportinguistas não podem deixar de estar satisfeitos com a classificação atual, mas todos sabemos que o plantel é curto e que a procissão ainda vai no adro, pelo que no fundo poucos serão os que acreditam naquilo que seria uma enorme proeza, para não dizer um verdadeiro milagre.

Não há duvida que esta equipa tem princípios de jogo bem definidos, por um treinador convicto das suas ideias, o que é muito bom, embora por vezes as convicções fortes se possam transformar em casmurrice. De qualquer forma as mudanças introduzidas na equipa por Rúben Amorim no último jogo, são um sinal de que ele pode ser teimoso, mas não é autista.

Percebe-se também que a equipa está unida e já se diz que tem muita alma e que acredita até ao fim, mas também se sabe que reviravoltas como aquela no jogo com o Gil Vicente, não acontecem sempre e que chegará o dia em que a bola não vai querer entrar.

Depois também temos de ter a noção de que se a equipa não cair por si e começar a incomodar mesmo a sério, terá de levar com os apitos e as bandeirinhas do costume, já para não falar das aVARias, como a já atrás referida.

Entretanto ontem no Record já se falava em reforços para atacar o título, em caso do Sporting chegar a Janeiro em posição de discutir o 1º lugar, o que diz tudo sobre aquilo que vem aí, se realmente estes Leões se forem aguentando lá na frente.

Um pormenor que tem sido uma vantagem para este Sporting, é a ausência de publico nas bancadas, pois com um treinador marcado e alguns jogadores muito jovens, imagino os assobios que eles teriam já ouvido, principalmente no jogo com o Gil Vicente. De resto a malta das claques assim que viu um fresta na porta, foi logo a correr para Ponta Delgada para fazer porcaria como costume.

Em suma direi que no geral estou gostar do que tenho visto, pelo que este rumo deve ser mantido, sem se deixar de corrigir o que possa estar menos bem, que não é o caso do discurso contido, até porque há que ter a noção das limitações existentes e das dificuldades que estão para vir.

Sinceramente, mesmo que lá no fundo haja sempre uma réstia de esperança, ainda não acredito que possamos ganhar este campeonato, mas a continuar assim, pelo menos vamos incomodar muita gente, não só do lado de fora, como infelizmente do lado de dentro, pois como sabemos há um grupelho de sportinguistas que desejam as nossas derrotas, ou para terem razão, ou simplesmente porque a mama secou.

Vai ter de ser mesmo jogo a jogo e muitas vezes contra tudo e contra todos, pelo que o foco agora è Guimarães, onde vamos encontrar uma boa equipa que será mais um teste muito difícil para este algo surpreendente Sporting, que da mesma maneira que não deve entrar em euforias se ganhar, não pode cair em depressões quando falhar.

Comentários