Buscas e investidores


Na semana passada voltámos a ser confrontados com as já habituais noticias de buscas no Estádio da Luz. A novidade foi que estas também se estenderam ao Estádio José Alvalade. De resto a Procuradoria Geral da República emitiu um comunicado onde misturou tudo referindo-se a três SAD's, dois clubes, outras sociedades, escritórios de advogados e buscas domiciliárias, que se reportam inquéritos onde se investigam factos suscetíveis de integrarem crimes de participação económica em negócio ou recebimento indevido de vantagem, corrupção ativa e passiva no fenómeno desportivo, fraude fiscal qualificada e branqueamento. 

Ora aqui está uma habilidade que pode confundir as pessoas. Não é que haja crimes bons e crimes maus, mas que há diferenças, há e neste caso elas são tão claras quanto as culturas e as tradições de dois grandes clubes como o Sporting e o Benfica.

Ainda segundo as noticias vindas a público, as buscas realizadas em Alvalade resultam de uma investigação por branqueamento de capitais da parte de Álvaro Sobrinho, o empresário luso-angolano que entre 2011 e 2014 injetou alguns milhões de Euros no capital da SAD do Sporting, através da Holdimo uma empresa que lhe pertence.

Se bem me lembro tudo começou no tempo da Direção de Godinho Lopes que precisava de dinheiro fresco e assim obteve um empréstimo de 20 milhões de Euros a troco de percentagens de passes de jogadores que mais tarde na Gerência de Bruno de Carvalho, o Sporting viria a recuperar cedendo em troca 20 milhões da ações da SAD, que reforçaram a posição da Holdimo na Sociedade Desportiva do Sporting, da qual já seria nessa altura o maior acionista privado.

Estes negócios aparentemente até nem foram maus para o Sporting que há anos que anda à procura de investidores para a sua SAD. O problema é que dificilmente um investidor sério e a sério, vai querer enterrar o seu dinheiro numa sociedade com crónicos prejuízos e que vive num futebolzinho como o português, a não ser que a ideia seja lavar dinheiro sujo, ou coisa do género.

É por essas e por outras que só mesmo gente distraída, ou mal intencionada, é que pode admitir a hipótese do Sporting abdicar da maioria da sua SAD, o que seria seguramente mais de meio caminho andado rumo a um abismo que poderá até colocar em risco a existência do Clube.

Pela minha parte isto nunca acontecerá e este é apenas mais um caso que deve servir de abre olhos para todos os Sportinguistas, que não se podem deixar embalar por alguns cantos de sereia que já por aí andam, pois quando cheira a mama logo aparecem o bebés chorões do costume.

Mas voltando às buscas, é fundamental que se perceba que a operação realizada em Alvalade, em nada está relacionada com buscas por suspeita de crimes de corrupção desportiva que ocorreram cirurgicamente no mesmo dia num estádio vizinho, mesmo que já se saiba que dificilmente alguma vez se irá provar alguma coisa, até porque como parece que terá dito recentemente um ministro, "o Benfica está acima da lei".

E por falar nisso, hoje tivemos mais desenvolvimento no caso "cashball" com um tal de boaventura a vir à baila, pelo que cada vez mais se percebe que nos últimos anos valeu tudo no futebol português, principalmente depois do aparecimento do "furacão bruno" que abalou os poderes instituídos. Esperemos pelos desenvolvimentos.





Comentários