O primeiro jogo da época

 

O Sporting ganhou por 2-1 ao Portimonense naquele que foi o primeiro jogo de preparação para a temporada 2020/21, com a equipa a revelar os mesmos problemas que foram visíveis desde que Rúben Amorim pegou na equipa, com a sua fixação no 3x4x3.

Muitas dificuldades na saída de bola que foram agravadas pela lentidão de Rodrigo Fernandes, um jogador em que eu sinceramente não vejo qualidade para jogar no Sporting, e pela falta de dinâmica dos dois alas, com Pedro Porro a não demonstrar nada que o diferencie da meia dúzia de laterais que por lá andam encalhados e Vitorino Antunes a confirmar aquilo que já todos sabemos, ou seja foi um contratação desnecessária para uma posição onde temos uma verdadeira pérola e com apenas 18 anos, sendo que há outros como Cristián Borja, e agora até Nuno Santos, que podem desenrascar.

Lá atrás a novidade foi Zouhair Feddal do qual pouco se viu, mas não pareceu ser um jogador com pés para sair a jogar. Acabou comido no lance do penalti, mas aí o "patinho" foi mesmo o árbitro e com VAR a coisa seria resolvida. Bom...com o Sporting nunca se sabe, já vimos aVARias piores.

No meio campo Daniel Bragança pode ajudar, mas a dupla do ano passado deve prevalecer, até porque Matheus Nunes parece cada vez mais confiante. 

Não conheço Pedro Gonçalves, um jogador de quem todos dizem maravilhas como médio de ataque, mas que Rúben Amorim parece querer colocar mais à frente descaído para uma das alas. Ontem entrou bem e aquele passe para o segundo golo é de craque.

Também não desgostei de Nuno Santos, um lutador que irá ser útil, mas para os lugares de avançados interiores, digamos assim, há muita abundância e um Jovane Cabral que à partida será dono de uma dessas vagas e ainda há Luciano Vietto.

Pelo contrário o lugar de ponta de lança é que continua a ser o menos bem servido deste plantel. Duvido que Andraz Sporar dê muito mais do que aquilo que já mostrou. Resta saber se vão conseguir arranjar melhor.

Enfim, não vejo melhorias na defesa, nem na ala direita e muito menos no centro do ataque. Aparentemente Pedro Gonçalves trás mais criatividade e Nuno Santos é mais uma boa opção, ao mesmo tempo que os três jovens que se afirmaram na época passada tem tudo para continuarem a crescer, mas parece-me pouco.

Falta só falar da baliza, onde pelo menos à primeira vista me pareceu que o jogo de pés de António Adán é fraquinho, mas pelo menos não perde a bola à frente da baliza. Não sei é se o treinador gosta dos chutões para a frente. De qualquer forma será um crime sentar Luís Maximiano nesta altura, vamos ver.

Amanhã há mais, e o campeonato arranca já daqui a três semanas, pelo que espero que Rúben Amorim comece já a construir o seu onze, isto numa altura em que ainda se espera a entrada de mais dois ou três jogadores e podemos ter alguma surpresa desagradável em termos de saídas. De qualquer forma, pelo que se vê, vai ser mais uma ano para penar.



Comentários