Um esquema de jogo muito interessante

Depois de uma boa exibição na Liga Europa o Sporting voltou a ganhar, num jogo em que Jorge Silas mudou quase toda a defesa e do meio campo para a frente jogou com aqueles que me parecem ser os melhores elementos disponíveis neste plantel.

No entanto até ao 1-0 o Sporting pareceu completamente amarrado pela estratégia do Boavista, com uma linha de cinco defesas, mais um bloco muito recuado, formado em 3+2 ou 4+1, que parecia estar a resultar em pleno.

O golo pareceu ter deixado os boavisteiros sem saber o que fazer e deu confiança ao Sporting, que se apresentou num esquema muito interessante com a equipa a defender com 4, mas quando saía para o ataque o lateral direito ficava, permitindo maior liberdade a Gonzalo Plata que ainda é um jogador em estado puro pelo que não ajuda muito a defender, mas que confirmou todo o seu potencial, como eu já várias vezes aqui tinha referido, enquanto do outro lado o lateral subia empurrando o seu ala mais para dentro.

Este é um esquema que com Marcos AcuñaJérémy Mathieu e Sebastián Coates pode funcionar ainda melhor, mas que ontem já deu resultados muito interessante e até permitiu a fazer uma boa 1ª parte. A rever e a trabalhar.

Com 2-0 ao intervalo o Boavista na 2ª parte tentou subir as suas linhas, enquanto o Sporting entrou em fase de gestão. Compreendo que haveria muitos jogadores a "pedir" descanso, mas voltou-me a parecer que as substituições foram tardias, numa altura em que eu penso que mudar para 4x3x3 refrescando a linha da frente teria sido o mais indicado, mas Jorge Silas saberá melhor do que ninguém quem é que está mais desgastado.

De qualquer forma na 2ª parte a saída a três passou a funcionar com o recuo de Rodrigo Battaglia para a zona de construção e a subida dos laterais, só que aí já se sabe que Luciano Vietto não é um jogador para ajudar muito o meio campo e à medida que vai perdendo gás ainda pior ficamos nessa matéria, daí que eu tenha dito me parecia conveniente reforçar o meio campo.

Mesmo assim ainda deu para estar mais perto do 3-0, do que do 2-1, e o golo da tranquilidade só não aconteceu porque o Almeida depois de ver, rever e voltar a ver Gonzalo Plata a ser arrancado pela raiz pelo Ricardo sarrafeiro, hesitou tanto que se não estivessem 22 jogadores em campo e quase 30 mil nas bancadas, fora os que acompanhavam na TV, todos à espera, talvez ainda estaria lá a olhar para as imagens sem conseguir ver o que toda a gente viu.

Eu gostava de ter uma explicação para uma coisa destas e podia conjunturar que o homem tem problemas de visão, ou não gosta do Sporting, ou que simplesmente não quis admitir que o seu erro fosse corrigido por um principiante qualquer, mas parece-me que se trata pura e simplesmente de um caso de incompetência, ele deve mesmo achar tendo o outro até tocado na bola, pode entrar daquela maneira colocando em risco a integridade física do seu adversário. Mas de uma coisa em tenho a certeza, noutro estádio aquilo era seguramente penalti e talvez até cartão vermelho.

Comentários