Uma vitória, mas......

O Sporting ganhou na Noruega num jogo onde Jorge Silas apostou num 3x4x3 que tinha tudo para não dar certo, logo a começar pela falta de velocidade de pelo menos dois dos defesas, que faz com que eles não se arrisquem muito a subir no terreno, mas também pela falta de qualidades dos quatro médios, com dois alas pouco ofensivos, um pivot com dificuldades na construção e outro sem dinâmica para a posição que ocupa, restando na frente dois jogadores que sabem mexer na bola e um que é esforçado mas pouco mais tem para dar, ainda por cima a jogar mais por dentro, onde por vezes precisa de receber a bola de costas para a baliza.

Mesmo assim o Sporting ganhou porque este Rosemborg é muito fraquinho e os golos lá apareceram na 1ª parte, o que podia antever uma noite tranquila, mas a verdade é que depois do intervalo o 3x4x3 transformou-se em 5 e qualquer coisa, com o Sporting a conseguir não conseguir ter a bola nem o controlo de um jogo que deveria ter controlado e morto com um terceiro golo que não seria complicado de fazer.

Mas não, o Sporting recuou, juntou as linhas e raramente saiu no contra-ataque. Valeu que os rapazes altos e louros não tem lá muito jeito para estas coisas da bola.

Com esta vitória o Sporting ascendeu ao 1º lugar do grupo ficando a uma vitória do apuramento, o que ao contrário do que os "comentadeiros" de serviço disseram não é muito diferente do que aconteceria se o PSV tivesse ganho na Áustria. Ou seja, duas derrotas, ou uma derrota e um empate deixarão o Leões fora das competições europeias, o que atendendo ao que esta equipa está a jogar será um cenário que não espantará ninguém.

Recuando uns dias, confesso que não vi o jogo de Tondela pois estava em viagem, mas pelo resumo alargado que acabei de ver, direi que me livrei da boa, ou neste caso da má. Pelo pouco que vi foi muita parra pouca uva, ou seja muita posse de bola sem capacidade para criar oportunidades, isto num 4x4x2 em losango e no fim caiu um golo do céu, mas desta vez foi na nossa baliza.

Comentários