O regresso do losango

Em Eindhoven Leonel Pontes ressuscitou o losango do meio campo que foi a imagem de marca de Paulo Bento, quando o madeirense era adjunto do "risca ao meio".

O resultado não foi bom mas a generalidade da critica elogiou a exibição da equipa, que foi traída pelos erros individuais do costume.

Apesar de Miguel Luís e Wendel terem mostrado alguma dificuldade para se desdobrarem nos vértices laterais do tal losango e de Luciano Vietto ter sido menos um lá na frente, a verdade é que o Sporting surpreendeu o PSV que acabou por ser mais feliz no momento de acertar na baliza e é assim que se ganham os jogos.

No entanto não posso deixar de estranhar esta opção de Leonel Pontes, pois o 4x4x2 em losango não utiliza extremos e, o que mais há neste plantel do Sporting são extremos, de resto as três contratações do fecho de mercado foram jogadores com essas características. Por outro lado o sistema exige dois avançados, coisa que não abunda neste grupo de jogadores, onde só há um ponta de lança e mais dois ou três elementos que podem jogar abertos mas por dentro, isto enquanto não se percebe o que é que Luciano Vietto vai dar.

Tudo isto para ser trabalhado com a época já a decorrer, parece-me ser uma missão mais ou menos impossível, mas Leonel Pontes é que sabe e é ele que vai arcar com as responsabilidades das suas opções.

Para já um empate e uma derrota não ajudam muito, mas fazer a pré-época em Setembro não é fácil,  ainda por cima nem sequer pode utilizar o melhor marcador dos sub23, mas nisso a culpa não é dele.

Comentários