O Fórum SCP

Sou membro do FórumSCP salvo erro desde 2003. Na altura fui convidado pelo Zé Paulo um "velho" companheiro de lides no saudoso Fórum da Bola (por onde andará o grande Binho Berde?), portanto ainda sou do tempo em que o JMM que era o dono de um espaço onde a discussão fluía com grande qualidade, porque havia realmente muita gente de nível elevado com quem dava gosto trocar ideias, mesmo quando discordantes.

Também são dessa altura as tentativas de instrumentalização do fórum que estiveram na origem do seu encerramento por parte do JMM, mas felizmente houve quem tivesse capacidade para pôr mãos à obra e o FórumSCP renasceu e foi crescendo muito graças ao magnifico trabalho do Paracelsus.

Infelizmente o crescimento em quantidade não teve correspondência em termos de qualidade e o fórum foi-se transformando num espaço maioritariamente ocupado por gente que não faz a mínima ideia do que é o Sporting e que parece viver numa realidade virtual. Foi por isso que um dia resolvi abrir uns tópicos para contar a história centenária do nosso Clube, e foi aí que nasceu a Wiki Sporting, talvez a melhor coisa que o FórumSCP produziu, a par do Movimento Dar Rumo ao Sporting, no qual o fórum também teve um papel importante.

Foram salvo erro 14 textos que escrevi sob o título "Um pouco de história" que no entanto não adiantaram grande coisa. O fórum que acreditou no Abrantes Mendes numa altura em que estava em jogo uma questão fracturante como a venda do património, foi o mesmo que aclamou Pereira Cristóvão como o grande líder da oposição que ia derrotar o menino bonito do "Projecto Roquete". O resultado foi uma goleada das antigas, e ainda bem digo eu, não pelo que o Bettencourt fez, mas pelo que o inspector poderia ter feito.

Mas era realmente preciso mudar de rumo e faltava um verdadeiro líder para essa mudança, um terreno fértil que Bruno de Carvalho soube ocupar até recolher o apoio de 90% dos Sportinguistas, entre quais eu me incluí e que no fórum eram 99, de tal forma que nem as críticas aos mais óbvios disparates do Presidente eram admitidas.

O pior veio quando o homem se passou e em vez de ser fiel àquilo que sempre disse defender, recusou-se a dar voz aos sócios barricando-se no poder, indo ao ponto de tentar instalar a ditadura, levando assim o Clube ao caos.

O fórum transformou-se então numa verdadeira trincheira onde se acantonaram os intransigentes defensores do indefensável, uns porque tem sempre razão e nunca se enganam, outros porque simplesmente acreditam nas promessas de vida eterna num paraíso repleto de virgens e portanto estão dispostos a seguir o líder até à morte. Há gente assim em todo o lado, ficam deslumbrados com o brilho das estrelas, e estrelas, ou candidatos a estrelas, também não faltam seja lá onde for.

Cada vez vou menos ao fórum e escrever então é praticamente só na secção da Wiki, mas quando por lá passo só me lembro daquelas imagens de uma dúzia de pessoas que quando Bruno de Carvalho esteve detido acamparam à frente do Tribunal do Barreiro, empunhando os símbolos e a cores do Sporting, o que confesso me envergonhou e entristeceu enquanto Sportinguista.

No fórum é a mesma coisa, usa-se o emblema do Sporting mas o Clube deixou de estar em primeiro lugar, o que interessa é ter razão à força e salvar a face do grande líder, mesmo que já se tenha percebido que aquele espaço está longe de ser uma amostra real do que é realmente o Sporting.

No dia 23 de Junho realizou-se a Assembleia Geral destitutiva onde marcaram presença 14 735 sócios que determinaram a destituição do que restava do Conselho Diretivo presidido por Bruno de Carvalho, com 28,74% de votos contra, mesmo que alguns desses sócios defendessem a realização de eleições antecipadas e consequentemente a demissão de quem se recusou a dar esse passo.

Dois meses e meio depois apesar dos apelos ao voto em branco e ao boicote às eleições, os Sportinguistas estabeleceram um novo recorde de numero de votantes, com a presença de 22400 sócios, mas os brancos e os nulos resumiram-se a valores à volta dos 2,5%.

Passaram quase mais três meses e realizou-se uma nova Assembleia Geral onde apenas estiveram presentes 553 sócios, pelo que um grupo que se organizou com o único intuito de boicotar os trabalhos, armar confusão e insultar os dirigentes eleitos, conseguiu valer 43,67%.

É pois fácil depreender que quanto menos gente comparecer mais peso terá a minoria organizada e vai daí que no fórum há quem garanta que "os ratos" nesse dia nem aparecem, prometendo "molho" na convicção de que vão ser todos ilibados, pois os sócios que defendem Bruno de Carvalho vão em força votar contra os castigos aplicados, enquanto os que estão a favor não se vão dar ao trabalho de ir votar para não se meterem em sarilhos porque a coisa vai aquecer e eles não se vão arriscar a serem agredidos.

Ou seja eles acham que quem se manifestar a favor dos castigos arrisca-se a ser agredido, pois eles todos juntos são muitos e valentes. Há mesmo quem vá mais longe e garanta que se o resultado não for o desejado a revolta será total, ou seja, há quem esteja disposto a transformar a próxima Assembleia Geral do Sporting numa espécie de festival lampiónico com cadeiras a voar, muitos gritos e palavrões, só espero que quando chegarem a casa não batam nas mulheres.

Espero sinceramente que o pior cenário não se concretize e que os sócios do Sporting compareçam em bom numero, deixem a minoria ruidosa falar e gritar à vontade, votem em consciência e vão para casa, porque a contagem dos votos vai ser demorada e não faltará lá gente para a fiscalizar. Espero também que não falte segurança para a Mesa e algemas para os valentões que quiserem impor a sua vontade e estiverem na disposição de irem fazer companhia aos 38 que já foram dentro.

Conforme já anteriormente disse, se pudesse estar presente votaria de certeza a favor da confirmação dos castigos aplicados a pelo menos quatro dos visados, pois aos outros o único erro que aponto foi não se demitirem, por razões que ainda não consegui perceber.

É verdade que a Comissão Disciplinar foi criada com o fim de suspender a Direcção, mas quem a nomeou tinha toda a legitimidade para o fazer, como de resto foi confirmado pelos Tribunais que indeferiram não sei quantas providências cautelares, e acima de tudo os castigos aplicados são mais do que justificados. Para além disso parece-me importante não dar força a uma minoria de bloqueio com motivações e acções que envergonham o Sporting.

Daí para a frente sim, recomendaria ao Conselho Fiscal alguma condescendência na resolução dos processos em curso, a não ser que se confirmem actos de maior gravidade, mas se for só o que está à vista já chega de castigos. É deixá-los falar e seguir em frente de acordo com a vontade dos sócios.

Quanto ao fórum, vai continuar a sonhar com um Sporting que eles dizem que é deles, mas que na realidade não existe nem nunca existiu, porque o Sporting é um Clube com um ADN próprio e 112 anos de história que não se apagam só porque um maluco se armou no dono daquilo tudo. Só lhes resta desejar as derrotas do Sporting e o insucesso desta Direcção para poderem sonhar com o regresso de Dom Bruno. Uma estranha forma de sportinguismo.

Comentários