Acima das expectativas

Confesso que estava um pouco apreensivo em relação ao jogo de Vila do Conde, embora o discurso arrogante de um treinador com uma carreira medíocre como o Gomes, me tenha deixado animado, pois geralmente o peixe morre pela boca e este artista que até esteve muitos anos no estrangeiro e que agora está a fazer um bom início de época, logo se armou em esperto, com aquela conversa de que em Portugal se dá muito valor ao que vem de fora e de que o facto do Sporting estar a jogar diferente não significava que estivesse melhor. No final do jogo lá veio o choradinho da arbitragem. Ou muito me engano, ou este não chega ao fim da época.

O Sporting vinha de uma longa deslocação e de uma vitória moralizadora, o que às vezes é meio caminho andado para algum relaxe, mas a equipa teve uma entrada à Leão e nem se atrapalhou com o golo do empate, realizando uma bela 1ª parte.

Depois do intervalo o Rio Ave ainda reagiu, mas o 1-3 apareceu mesmo na altura certa e surpreendeu-me a forma equilibrada como o Sporting controlou a vantagem.

Com apenas quatro semanas de trabalho Marcel Keizer está a ser uma agradável surpresa. Não só conseguiu pôr a equipa a jogar um futebol atraente, com muita troca de bola e de pressão alta, e com resultados até ver bastante positivos, como se revelou um homem humilde perfeitamente consciente da grandeza do Sporting e, com um discurso inteligente. Até ver, um achado.

Para além disso neste jogo também mostrou uma excelente leitura das necessidades da equipa à medida que o tempo ia avançando, começando por tirar um Marcos Acuña que já estava marcado por um amarelo, para depois trocar Abdoulay Diaby por Jovane Cabral que acabou por arrumar com o jogo e finalmente substituiu Wendel que revela não ter pernas para 90 minutos, metendo um experiente Bruno César no lugar onde mais pode render.

É claro que ainda há muito por onde melhorar, o que na minha opinião deve passar por uma ida ao mercado de Janeiro pois o nosso banco não é lá grande coisa e acima de tudo penso que precisamos de "um guarda-redes à grande". Renan ontem até fez duas defesas importantes, mas em ambos os casos fê-lo para a frente e no golo apesar de ter sido um bom pontapé, pareceu-me mal colocado pelo que não chegou lá, isto já para não dizer que o seu jogo com os pés é um susto.

Há ainda o caso do Diaby. A ideia de ter o jogador que apareça mais perto do ponta de lança, não é má, embora me pareça que funcionaria melhor no lado esquerdo onde Marcos Acuña é mais dinâmico do que Bruno Gaspar do lado contrário, mas acima de tudo vejo algumas dificuldades do internacional maliano quando é preciso trocar a bola com rapidez e segurança. Os pés não ajudam muito. Mas aqui penso que o Raphinha pode acrescentar valor à equipa.

Enfim vamos ver se este crescimento continua e para já temos quatro jogos em Alvalade, um dos quais até dá para rodar um bocadinho, mas os outros são de vitória obrigatória, logo a começar pelo próximo, onde vamos defrontar uma daquelas equipas montadas pelos famosos treinadores à portuguesa, com duas linhas muito juntas lá atrás e muita fé numa oportunidade que possa cair do céu. Para principiar espero um estádio cheio, pois este grupo está justificar o apoio e o carinho dos Sportinguistas.






Comentários