Querer não foi poder

O Sporting sacou um precioso pontinho em Londres, mas se formos comparar este jogo com o de Lisboa, a grande diferença encontra-se na forma como os treinadores encararam o desafio que é defrontar uma das melhores equipas da Premier League, mesmo com alguns retoques.

Em Alvalade Peseiro optou por um meio campo constituído por Radosav PetrovicRodrigo Battaglia e Nemanja Gudelj, revelando algum receio de enfrentar o seu poderoso adversário, enquanto agora o jovem Tiago Fernandes preferiu um trio composto por Nemanja GudeljMiguel Luís e Bruno Fernandes, mostrando desde logo a intenção de jogar no campo todo.

No entanto a verdade é que se esse era o objectivo, ele só foi conseguido nos primeiros 5/10 minutos. Depois o que vimos foi um Sporting incapaz de fazer mais do que 3 ou 4 passes seguidos, de tal forma que a equipa nem se conseguia aproximar da área adversária, onde Fredy Montero quase que não tocou na bola.

Nani foi o único que ainda incomodou alguma coisa, pois do outro lado Abdoulay Diaby apenas tentou ajudar Bruno Gaspar, mas está visto que aquela não será de certeza a posição onde o avançado maliano vai justificar a sua contratação.

Apesar de tudo isto o domínio do Arsenal não foi sufocante e no fim as grandes oportunidades de golo resumiram-se a um remate de Aubameyang que acertou no poste, na sequência de uma rara distracção da defesa leonina e àquele disparate de Bruno Fernandes que custou a expulsão a Jérémy Mathieu. O resto foi um remate às malhas laterais e um ricochete que Sebastián Coates sacudiu perto da baliza. Muito pouco para quem tanto atacou.

Ou seja, defensivamente o Sporting até revelou uma boa organização não cometendo muitos erros, o pior foi a total incapacidade de jogar com bola, ou mesmo de tentar sair para o contra ataque. Um zero bem redondo.

Enfim, valeu a intenção e o pontinho que fica para a história e deixa a questão do apuramento para a próxima fase da competição praticamente resolvida, mas valeu principalmente a magnifica exibição dos mais de 5 mil Sportinguistas que estiveram nas bancadas do Emirates, onde ganharam de goleada aos ingleses.

Estes sim são os adeptos que nós precisamos, aqueles que apoiam e festejam mesmo sem grandes motivos para isso, ao contrário de alguns meninos que parece estarem muito incomodados porque lhes tiraram as mordomias e que segundo consta até se armaram em engraçados nas ruas de Londres, pelo que a policia teve de intervir para que eles se metessem dentro. Só foi pena que não fossem metidos dentro.

A clarificação da posição das claques é um dos grandes problemas de Varandas. Eles são muito importantes no apoio que dão às nossas equipas, mas é para isso que servem. Se for para criarem problemas mais vale que fiquem em casa.

Quanto ao jogo, o treinador quis mas os jogadores não puderam. Resta-lhes agora ganhar ao Chaves num jogo muito importante, para depois se iniciar um novo ciclo, que por enquanto é uma incógnita.


Comentários