A noite de São Tiago

Na minha qualidade de Sportinguista muito experimentado nas trágicas desfeitas que destino nos prega, que muitos apelidam de "fado leonino", confesso que estava com um mau pressentimento em relação ao jogo com o Chaves.

Em primeiro lugar por nesta jornada se defrontavam os dois da frente, o que só por si nos garantia que pelo menos um deles iria perder pontos e, é nessas alturas que o Sporting costuma desperdiçar a vantagem garantida. Por outro lado vínhamos de um jogo sofrido e esgotante que tinha acabado com o menino Tiago inchado de mais para o meu gosto. E quem incha muito, geralmente rebenta.

Por isso mesmo quando o empate chegou a 10 minutos do fim, eu apenas encolhi os ombros e murmurei "eu sabia". Valeu-nos o outro Tiago, porque aquilo não é penalti em lado nenhum e o VAR tinha a obrigação de pelo menos mandar o árbitro ver. Enfim, não gosto de ganhar assim.

Para além disso a verdade é que este Sporting não joga um caracol. Tiago Fernandes fez questão de deixar a sua marca, mas não há nenhum treinador que consiga fazer uma equipa em duas semanas e na realidade as alterações que ele fez não melhoraram em nada a produção colectiva do grupo, mesmo que os resultados possam dizer o contrário.

O que tivemos ontem foi um Marcos Acuña que está em grande forma e um grande Bas Dost com muita fome de bola. Depois há mais três ou quatro jogadores que se safam pela sua categoria, ou profissionalismo e ontem até gostei do Nemanja Gudelj como médio mais recuado, mas jogo de equipa não há, por isso mesmo o miúdo Miguel Luís passou completamente despercebido, pois trata-se essencialmente de um jogador de equipa, sempre muito certinho, mas que por si só não sobressai.

O que valeu foi que este Chaves é a pior equipa que eu vi esta época e pura e simplesmente não criou um lance de perigo junto à nossa baliza e se fez um golo, foi porque saiu aquele remate a um jogador de quem nunca tínhamos ouvido falar e que dificilmente vai voltar a fazer alguma coisa parecida na sua vida.

E pronto, o Tiago Fernandes lá cumpriu a sua missão e a promessa que disse ter feito ao Presidente, entregando assim a equipa viva ao novo treinador. Resta saber se este o vai despachar, ou se fica com ele e principalmente quanto tempo vai precisar para formar uma equipa minimamente capaz.


Comentários