Outra vez Jovane

O Sporting ganhou por 1-0 ao Feirense, naquele que era um jogo fundamental para que chegássemos ao dia das eleições sem convulsões adicionais no futebol leonino.

O jogo foi aquilo que se esperava perante uma equipa bem organizada defensivamente, mas que nunca deixou de espreitar a sua oportunidade e Edinho esteve lá várias vezes, embora a grande figura do Feirense tenha sido o guarda redes Caio Secco com uma mão cheia de boas defesas, que retardaram o golo do Sporting que poderia ter dado outro cariz ao jogo.

O futebol deste Sporting está cada vez mais estruturado, mas Fredy Montero não é jogador para actuar sozinho na frente contra estas equipas mais fechadas, daí que se possa dizer que jogámos com 10 mais de uma hora, isto para além de continuar a faltar quem faça a transição do meio campo para a frente.

Decisivas e óbvias foram as alterações promovidas por José Peseiro, embora me pareçam terem sido um pouco tardias, mas resultaram porque Jovane Cabral e Luc Castaignos acabaram por ser importantes, principalmente este miúdo caboverdiano que tal como o treinador fez questão de frisar tem a grande vantagem de querer muito jogar no Sporting e eu acrescento que está fazer por isso. Outros preferem definhar em Madrid, ou ir para pequenos clubes da Alemanha.

Tivemos pois de sofrer até ao fim e confesso que já não tinha grandes esperanças quando o golo aconteceu, porque não se pode dizer que a equipa estivesse a exercer uma pressão asfixiante, no entanto eles nunca desistiram e não perderam a cabeça, mas ainda falta ali consistência e confiança, pelo que vamos ter de sofrer assim mais vezes, pelo menos enquanto Bas Dost não regressar e Nemanja Gudelj não confirmar ser a solução para o problema do meio campo.

O mais importante é que superámos esta difícil fase inicial da época apesar de todos os contratempos, desde a deficiente e mal programada preparação, passando pela complicada construção do plantel, até às lesões. Missão cumprida, dirá Sousa Cintra.

Agora temos mais 15 dias para trabalhar até entrarmos noutro ciclo bastante exigente, que contempla uma deslocação a Braga e o arranque da Liga Europa, já com uma nova Direcção. Terá de ser passo a passo.


Comentários