Nas mãos da Comissão Disciplinar

Uma das questões do momento do Sporting anda à volta da possibilidade das candidaturas de Bruno de Carvalho e Carlos Vieira serem inviabilizadas, na sequência do processo disciplinar que está em curso visando os membros do Conselho Directivo cessante.

Já ouvi e li  explicações variadas sobre os cenários que se colocam e a generalidade das opiniões vão no sentido de que só se a Comissão de Fiscalização se decidir pela expulsão de sócios é que os dois putativos candidatos poderão avançar, pois nesse caso o recurso  teria efeitos suspensivos, o que não acontecerá se forem aplicadas sanções mais leves.

Na minha opinião se Bruno de Carvalho tivesse um pingo de dignidade não se candidataria, pois os sócios foram claros em relação ao que pensam da continuidade dele no Sporting, mas já se sabe que ele não larga o osso de forma nenhuma.

Sendo assim estamos entalados em questões jurídicas resultantes da falta de tacto de Marta Soares ao nomear uma Comissão de Fiscalização que tinha como missão despachar Bruno de Carvalho e que se apressou a suspender uma Direcção, quando estava marcada uma Assembleia Geral de destituição.

Enfim, agora se houver algum bom senso o melhor será arranjar maneira de deixar Bruno de Carvalho e Carlos Vieira participarem, ou aplicando a pena máxima prevista no regulamento o que permitirá o tal recurso com efeitos suspensivos, ou simplesmente levantando a suspensão preventiva e deferindo este complexo processo disciplinar para o Conselho Fiscal que será eleito a 8 de Setembro e que terá uma legitimidade que esta Comissão de Fiscalização obviamente não tem.

No entanto já rola por aí o rumor de que a Comissão Disciplinar vai optar pelo pior caminho precisamente para impedir Bruno de Carvalho e Carlos Vieira de participarem nas eleições, o que até é o melhor que poderá acontecer ao Presidente destituído que se colocará na posição de mártir e escapará à humilhação de um resultado ao nível de um Madeira Rodrigues, reduzindo-o aquele que hoje é o seu real peso no mundo Sporting.

Outra vantagem que resultaria do facto de Bruno de Carvalho ir a votos, seria a possibilidade de alguns proto candidatos reverem as suas posições para evitarem a dispersão de votos, até porque atendendo a quem está do outro lado ninguém sabe até que ponto é que a candidatura de Carlos Vieira será uma manobra de diversão.

A decisão está para breve, mas infelizmente tudo indica que a Comissão de Fiscalização vai pôr mais lenha na fogueira e o Sporting sempre a pagar.  O pior será o que virá a seguir, com impugnações e as longas dissertações do Eu para trás e do Eu para a frente.
   

Comentários