Bons sinais

O Sporting empatou a uma bola com o Marselha no jogo de apresentação, onde a equipa mostrou um futebol agradável ao estilo de José Peseiro, que parece decidido em apostar no 4x3x3.

Foi pena aquela displicência de Emiliano Viviano, um guarda redes que ás vezes parece que se esquece que não está sozinho em campo e que depois não teve oportunidade para se redimir do erro que cometeu, pois a superioridade do Sporting foi tal que os franceses não mais incomodaram as redes leoninas.

No entanto o futebol de ataque do Sporting não se traduziu em golos, sendo claro que Fredy Montero não é homem para actuar sozinho na frente, mas o colombiano, à semelhança de Radosav Petrovic, é um jogador que dificilmente será titular.

De resto a posição de médio defensivo será aquela que neste momento está mais carenciada, pois no ataque o problema ficou resolvido com o regresso de Bas Dost, isto apesar de ainda faltar uma alternativa para o avançado holandês. Esperam-se pois pelo menos mais dois reforços, um 6 e um 9.

Gostei particularmente da colocação de Nani à esquerda, mas sempre a fugir para dentro, o que obriga o lateral do seu lado a uma grande dinâmica ofensiva, que Jefferson não foi capaz de emprestar à equipa, mas vejo em Marcos Acuña a solução ideal para este problema, ele que neste jogo apareceu a jogar no meio, ao lado do melhor Josip Misic que eu vi até hoje, uma ideia que também não se deve desprezar logo à primeira.

Foi pois um jogo muito interessante e que forneceu várias pistas em relação ao que poderá ser este novo Sporting que ainda está em obras.

Mas a maior expectativa para este jogo centrava-se na reacção das bancadas neste reencontro com os jogadores e aí gostei muito da resposta. É verdade que o apoio das claques foi morno e que a Torcida não se coibiu de deixar um recado, mas isso é normal pois as feridas vão levar tempo a sarar. No entanto o resto do Estádio respondeu de uma forma muito positiva e gostei particularmente do facto de a  par de NaniBas Dost e Bruno Fernandes terem sido os jogadores mais aplaudidos.

É claro que também houve alguns assobios, mas isso já se sabe que os 37 que estão presos não são os únicos idiotas que se dizem sportinguistas, mas que depois só fazem porcaria. Lamentavelmente ainda há alguns à solta, são os que até desejam as derrotas daquela que supostamente será a sua equipa, indo ao ponto de se darem ao trabalho de irem para o Estádio assobiar os seus jogadores. Felizmente, como se viu sábado, o seu peso é insignificante e essa foi a maior vitória dos Sportinguistas.

Comentários