Três tristes fins

E pronto, vamos mesmo ter a Assembleia Geral de destituição graças à teimosia de Bruno de Carvalho, que somada à falta de tacto de Marta Soares nos trouxe até aqui num ambiente de autêntica guerra surda.

Neste momento não será fácil adivinhar o desfecho deste combate, mas a minha percepção do mundo sportinguista que não costuma falhar muito, diz-me que temos à volta de 20% de "brunistas" indefectíveis, contra os 10% que sempre se opuseram a Bruno de Carvalho, restando assim 70% de sportinguistas comuns que na sua maior parte estarão fartos e querem eleições.

No entanto não podemos subestimar Bruno de Carvalho que tudo fará para arregimentar todos os seus apoiantes, até porque um dos seus trunfos é a proximidade que sempre teve com as bases (leia-se os Núcleos), portanto tudo vai depender da mobilização dos sócios comuns, mas prevejo um resultado equilibrado e se me pedirem um palpite, apostaria na destituição.

Há três cenários possíveis para o desfecho desta Assembleia Geral. O primeiro será o menos desejável pois é aquele em que acaba tudo à pancadaria, mesmo antes de chegarmos ao fim da reunião, com tudo o que daí resultará em termos do prolongamento deste impasse. Nessa altura Bruno de Carvalho dirá que se estivesse presente nada daquilo teria acontecido.

Se a destituição ganhar a coisa também vai ficar muito tensa e não me admiro nada que descambe. Basta dar uma volta por essa Internet fora para encontrarmos uma serie de candidatos a "heróis de Alcochete" prontos para impor as suas ideias seja de que maneira for. Aí Marta Soares que se cuide.

Bruno de Carvalho já disse que se perder de uma forma fidedigna nunca mais põe os pés em Alvalade e que não vai voltar a candidatar-se, mas julgo que isso é apenas uma jogada no tudo ou nada, no entanto já se sabe que depois vamos ter a tal vaga de fundo e se a derrota for por pouco, então nem se fala.

Também não me admiraria nada se Bruno de Carvalho passasse para uma fase de impugnações nos tribunais, embora esse seja um caminho que acarreta riscos e despesas, mas uma coisa é certa o fantasma do Presidente sem medo vai inevitavelmente pairar em Alvalade nos próximos anos.

Se a Assembleia Geral votar conta a destituição, então vamos ter festa em Alvalade. Nesse caso Marta Soares já disse que vai marcar imediatamente eleições para a MAG e para o CFD, resta saber o que é que a comissão de fiscalização vai fazer à suspensão preventiva dos membros do Conselho Directivo e se a Comissão de Gestão desaparece do mapa, ou se pelo contrário haverá vontade e descaramento para continuar a guerra.

Ontem ainda admiti que Bruno de Carvalho jogasse o seu último trunfo, prometendo que em caso de vitória avançaria para eleições antecipadas ainda este ano, mas ele preferiu arriscar tudo nesta Assembleia Geral, acreditando na sua base de apoio. Esperemos pelo resultado.

Pela minha parte não poderei estar presente, o que acaba por me libertar de um peso, pois não gostaria de votar a destituição de um Presidente do Sporting, ainda por cima aquele em que eu mais me revi. No entanto nesta altura julgo que ele já não tem condições para continuar e ainda acredito que o Sporting pode gerar uma opção alternativa que não nos desvie do rumo dos últimos anos, mas que nos liberte destas guerras constantes, sem nos fazer regressar ao passado recente dos "croquetes".

Tem a palavra os sócios do Sporting Clube de Portugal.


Comentários