Vergonha

Não há palavras que definam o que sinto depois do que se passou ontem, de tal forma que nos últimos tempos esta já é segunda vez que durmo mal por causa do Sporting, mas não posso deixar de emitir algumas opiniões, por mais que isso me custe.

Em primeiro lugar devo dizer que NADA, mas mesmo NADA, justifica a violência que se verificou ontem em Alcochete, pelo que será muito importante punir com a máxima severidade todos os envolvidos, que a serem sócios do Sporting Clube de Portugal devem ser expulsos e proibidos de entrar nas instalações do Clube para sempre. No entanto temo que a justiça não seja suficientemente dura, como até agora não tem sido, em relação a este grande problema que são as claques.

Não posso também deixar de referir que Bruno de Carvalho definitivamente não só não aprende com os seus erros, como persiste neles. O seu maior problema sempre foi o da comunicação e mais uma vez ele não se conseguiu conter, numa altura em que o silêncio valia ouro.

Mas o Presidente não foi o único culpado disto tudo, pois as atitudes dos jogadores também ajudaram e muito à festa. Nunca houve da parte deles um gesto ou uma atitude de reconciliação. Por muito duro que possa parecer, a verdade é que depois daquele jogo miserável na Madeira todos os sportinguistas com quem eu falei concordaram com a minha opinião de que tinha faltado à equipa atitude e vontade de ganhar, isto já para não falar de algumas reacções depois do jogo.

O que veio a seguir foi ainda pior daquilo que eu temia e mais uma vez tenho de apontar o dedo a Bruno de Carvalho pela sua tímida reacção em que de certa forma pareceu estar a tentar minimizar o que tinha acontecido. Pedia-se mais, tal como se pedia mais aos jogadores, a ser verdade que se recusaram a falar com o Presidente, que será a mesma coisa do que estar a responsabilizá-lo pelo sucedido.

Para o fim deixei aquilo que me doeu mais, a questão do Andebol que agora já se diz que se estendeu ao Futebol com o André Geraldes a ser detido. Recuso-me a enterrar a cabeça na areia pois orgulho-me de ser Sportinguista e não vou negar as evidências. A PJ não anda seguramente a fazer buscas e a prender gente por dá cá aquela palha. Punições exemplares para todos os que forem culpados, doa a que doer, e cumpra-se a lei mesmo que isso implique descidas de divisão.

Independentemente de tudo isto, nesta altura parece-me que Bruno de Carvalho deixou de ter condições para ser o Presidente do Sporting Clube de Portugal, ele que tinha tudo para ficar na história como um dos melhores de sempre, mas que de tanto disparar acertou em si próprio e espero sinceramente que não se confirmem as suspeitas de que estará envolvido nisto tudo, o que seria o descrédito total.

Resta-me ainda uma ténue esperança que as autoridades e a justiça não tenham contemplações para com ninguém e que isto tudo pelo menos sirva para que finalmente se faça uma limpeza geral no futebol português.

Comentários