O derby dos milhões

A UEFA resolveu reforçar os prémios a atribuir na Liga dos Campeões, alterando a formula de distribuição do dinheiro de uma maneira que vai cada vez mais cavar o fosso entre os clubes mais ricos, os remediados e os pobres.

Sendo assim nunca o 2º lugar do campeonato português foi tão valioso, pelo que a imprensa está farta de falar neste "derby dos milhões", esquecendo-se de alguns pormenores muito importantes, como o facto do Sp. Braga ainda estar na corrida, mesmo que com poucas possibilidades, pois precisam que o Benfica não ganhe nenhum dos dois jogos que faltam e que o Sporting não faça mais de 3 pontos.

A realidade é que apenas o Benfica pode garantir o 2º lugar já no sábado em Alvalade, tendo para isso de ganhar, enquanto o empate com golos os coloca à distância de uma vitória em casa no jogo com o Moreirense, mas mesmo perdendo os benfiquistas ainda podem sonhar com um cenário de três clubes empatados com 80 pontos, que os favorece, tendo para isso de esperar que o Sporting perca na Madeira e que o Braga ganhe os seus dois jogos.

Já para o Sporting o 2º lugar só ficará garantido no sábado, se para além de ganhar ao Benfica, o Braga tropeçar com o Boavista, pelo que mesmo saindo em vantagem do "derby", o mais certo é que tudo se resolva na Madeira, onde teremos mais um jogo muito difícil e é bom que todos tenham consciência disso mesmo, pois se for caso disso vai valer tudo.

Para além disso convém não esquecer que para o Sporting, uma derrota neste jogo pode significar a queda para um impensável 4º lugar, que deixaria o Salvador a cantar de galo, depois de se ter armado em galinha na última Assembleia Geral da Liga. Um cenário que iria seguramente abalar um ambiente já de si muito instável que se vive lá para os lados de Alcochete.

É pois um jogo que ninguém pode perder, mas o Sporting vai entrar em Alvalade em 2º lugar, enquanto o Benfica sabe que tem de marcar daí que não possa jogar muito fechado, no entanto jogar para o zero a zero será um risco enorme, pelo que se prevê um jogo muito emotivo e que dependendo do desenrolar do marcador poderá ir abrindo à medida que o tempo for avançando.

Estou na expectativa de ver como é que as equipas vão entrar, mas aposto que Rui Vitória irá tentar surpreender logo de início, enquanto Jesus estará avisado para isso, pelo que os primeiros minutos podem ser determinares e um golo mudará muita coisa. Marcar primeiro será muito importante, mas se o zero a zero se arrastar o Benfica vai ter de arriscar e os nervos vão apertar.

Enfim um jogo para sofrer mesmo que não esteja em causa o tão desejado título, mas apenas a diferença entre a possibilidade de se chegar à Liga dos Campeões, ou de se acabar num humilhante 4º lugar. Aguenta coração.

É preciso também não esquecer que depois do título do Voleibol, uma vitória no sábado daria outro ânimo aos sportinguistas para comparecerem em peso no domingo para apoiarem as equipas de Futebol Feminino e de Andebol, rumo à conquista de mais dois títulos, com tudo o que isto significaria no caminho para a assimilação da tal cultura de vitória de que eu falei há dias.


Comentários

  1. Conforme Jorge Jesus afirmou, no futebol tudo pode mudar de um dia para o outro e o inesperado empate do Braga com o Boavista alterou completamente os cenários que estavam traçados. Agora o Sporting também pode garantir já o 2º lugar se ganhar hoje ao Benfica, que por sua vez deixou de poder beneficiar de um hipotético empate a três, a não ser que se verificassem na última jornada uma conjugação de resultados pouco prováveis que somados a um empate no derby, deixassem os três clubes com 78 pontos. Por outro lado o Braga ficou definitivamente fora da corrida pelo 2º lugar, embora ainda possa chegar ao 3º.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário