Lições de Sporting

Sábado à noite o Sporting empata com o Benfica e enquanto os jogadores cumprem o ritual de saudação aos adeptos, o Presidente afasta-se mostrando alguma insatisfação.

Domingo à tarde cerca de 7 mil sportinguistas acorrem a Alvalade para festejarem o bi-campeonato de Futebol Feminino. No final jogadoras e treinadores exultam e não esquecem o Presidente visivelmente satisfeito com mais um título conquistado.

Poucas horas depois no Pavilhão João Rocha o Andebol do Sporting sofre, mas dá a volta e esmaga o Benfica, conquistando mais um título efusivamente festejado por perto de 3 mil sportinguistas que quase enchem a casa das modalidades leoninas, para verem um jogo que teve transmissão directa na Sporting TV. Sim, temos um pavilhão e um canal de televisão.

Mais uma vez jogadores e treinadores não esquecem o apoio de quem está sempre ao lado deles e Bruno de Carvalho visivelmente emocionado não se coíbe de dar alguns recados

....agora imaginem o que é nós sermos Campeões em todas as modalidades .... este é o nosso protejo, é ganhar, é vencer.... somos exigentes ao máximo, eles sabem, respeitam isso e dão tudo o que tem e eu não quero mais nada a não ser isso, que os atletas dêem tudo o que tem, quando não dão fico chateado, quando dão é uma emoção muito grande.... (apontando para o pavilhão em festa)

Depois do Voleibol e de mais estes dois campeonatos conquistados, o novo Sporting com a marca da ambição de Bruno de Carvalho está na luta pelos títulos de Hóquei em Patins e de Futsal, sem esquecer o Atletismo, enquanto o Futebol lá continua na sua caminhada com pouco sal, que ainda tem dois obstáculos para cumprir aquilo que agora são os mínimos obrigatórios, para que a época possa ser considerada mais do que razoável.

Ganhar na Madeira e no Jamor é o que se exige a esta equipa, que mesmo assim não terá motivos para fazer uma grande festa, afinal o Marítimo e o Aves não serão propriamente duas enormes montanhas para escalar, mas atenção que para ultrapassar estes obstáculos finais, será preciso dar tudo o que se tem dentro do campo e não esquecer que pelo menos até domingo vai valer tudo.

A lição das modalidades devia servir para que a equipa de Futebol reflectisse e percebesse porque é que o Presidente quer mais, uma cultura de exigência e de vitórias que nós adeptos também temos de começar a aprender.

Sábado em Alvalade eu vi uma equipa insonsa que só com alguma sorte é que não chegou ao intervalo a perder, mesmo que Bas Dost tenha fugido da glória de marcar um golo que iria correr o mundo, equipa que depois na 2ª parte especulou com o zero a zero, sujeitando-se a um percalço que bem poderia ter acontecido no último instante do jogo.

Foi este o Sporting que tivemos durante toda a época, uma equipa nada convincente que raramente ganhou com nota artística e que falhou em momentos decisivos como no Estoril, no Porto, em Braga e em Madrid.

Depois lá acordaram mas já era tarde e sábado regressaram ao ritmo sonolento do jogo à italiana que parece encantar o treinador. Esperemos que ele acabe por ter razão e que o zero a zero tenha sido um bom resultado, porque caso contrário o Presidente vai ficar chateado, eu vou ficar chateado e todos os sportinguistas vão ficar chateados, o que não vai ser bonito de ser ver.

 


Comentários