Cultura de Campeão

O Sporting sagrou-se Campeão Nacional de Voleibol, um título que a nação sportinguista comemorou, mas sem a exuberância com que Bruno de Carvalho festejou com Miguel Maia. O Presidente leonino pode ter, e tem, alguns defeitos, mas há uma coisa que ele trouxe ao Sporting que já estava quase esquecida, para não dizer enterrada: a Cultura de Campeão.

Convém recordar que em 2013 o Sporting apenas era dominador no Atletismo feminino e no Futsal e que de resto o que estava em cima da mesa era o encerramento de todas a modalidades à excepção das duas atrás referidas, porque não havia dinheiro para sustentar mais nada, isto sem esquecer que o Futebol estava poucos pontos acima da linha de água.

O famigerado Projecto Roquete desde a primeira hora que pôs em causa o histórico carácter ecléctico do Sporting Clube de Portugal, um erro trágico que Bruno de Carvalho se propôs corrigir e hoje para além deste triunfo no Voleibol, o Sporting prepara-se para renovar os títulos nacionais no Andebol e no Futebol feminino, está na luta pelas vitórias no Futsal e no Hóquei em Patins, ao mesmo tempo que continua a ganhar no Atletismo feminino e está em condições de discutir a vitória no sector masculino, isto sem esquecer os títulos europeus recentemente conquistados.

O Clube que não contava para nada hoje entra para ganhar em todo o lado e isso deve-se essencialmente à ambição de Bruno de Carvalho, que em plena festa do Voleibol, não se coibiu de afirmar que quem não conquistar vitórias não está a fazer nada no Sporting.

Esta cultura de vitória que o Presidente do Sporting quer impor no Clube, ainda não foi totalmente compreendida, principalmente no Futebol, onde o conformismo se instalou fruto de anos e anos de derrotas, pelo que as exigências Bruno de Carvalho foram olhadas como excessos, ou mesmo utopias.

Os resultados nas modalidades mostraram que tudo é possível quando se acredita e que quem trabalhar, trabalhar, trabalhar, irá inevitavelmente ganhar, ganhar.

Está pois na hora dos meninos do Futebol, que até são os mais acarinhados e bem pagos, darem o troco dentro do campo aos sportinguistas, ao mesmo tempo que estes devem absorver a cultura de exigência e de vitórias personificada pelo Presidente que com os seus excessos lá vai conseguindo acordar um Leão adormecido, que quando acordar definitivamente será imparável.



Comentários