Vão todos bardamerda.

Tenho 53 anos de idade e quase meio século a sofrer com as desventuras do Sporting, pelo que costumo dizer que já estou vacinado e confesso que por vezes terei sido contagiado por uma espécie de conformismo que adormeceu os sportinguistas, uma das muitas situações corrigidas por mérito do furacão Bruno de Carvalho, de quem fui apoiante desde a primeira hora, pelo que me escuso de desfilar aqui todas as loas que ele mereceu da minha parte.

Por vezes também estive em desacordo com ele, mas não vou voltar a essas questões, que em muitos casos passaram pelo seu estilo e pela sua forma excessiva de comunicar, com a qual me habituei a conviver e que aceitei como uma espécie de mal menor, pois o conteúdo estava lá e isso é o que mais importa.

Mas Bruno de Carvalho consegue sempre ir um pouco mais além daquilo que se pode esperar e em apenas dois meses criou duas tempestades perfeitamente desnecessárias, ainda por cima numa altura em que todos deveríamos estar focados nos objectivos do Clube e sentados de cadeirão a assistir à queda do estado lampiânico.

Depois do suicídio de Madrid escrevi aqui que o adepto Bruno tinha toda a razão, mas que o Presidente Carvalho o devia ter amarrado e amordaçado e dormido sobre o assunto antes desatar aos tiros, mas parece que nem o conforto do travesseiro lhe fez bem, de tal forma que terá resolvido manter o dedo no gatilho, pondo a nação sportinguista em estado de choque.

Assim esta noite aconteceu-me algo que já não me acontecia desde a fatídica madrugada que colocou Godinho Lopes na Presidência, dormi mal por causa do Sporting, que ontem sofreu uma verdadeira goleada, com Bruno de Carvalho a fazer o papel de Coates oferecendo o primeiro golo, logo seguido pelos capitães da equipa que foram disparando contra as nossas redes e como se tal não bastasse o Presidente insistiu no erro e voltou a chutar para a sua própria baliza, ao declarar a suspensão dos jogadores, que um a um foram entrando na festa, pelo que ontem quando me deitei o Sporting já perdia por 21-0.

Hoje acordei de ressaca e o pior é que o jogo ainda não acabou, pelo que a minha pergunta é onde pára a Direcção? Não há ali ninguém que possa servir de travão a um Presidente visivelmente transtornado, que está à beira do abismo pronto para dar um passo em frente. Eu sei que ele não gosta de conselhos, até porque ainda tem pai e mãe, mas os nossos melhores amigos não são aqueles que nos dizem sim a tudo.

Jorge Jesus também não conseguiu travar o destempero de Rui Patrício e cia, e aqui tenho de dizer que esta atitude dos jogadores foi completamente despropositada. Compreendo que eles não tenham gostado da mensagem do Presidente, mas não o podiam afrontar publicamente, mesmo que tenha sido ele a dar o mau exemplo. Puseram lenha na fogueira, causando danos que podem ser irreparáveis para o Sporting. E sim, falta a esta equipa a chama que se vê no lado de lá da 2ª circular, ou que se tem visto no Porto. Nós tal como o Presidente, queremos e merecemos mais do que eles nos tem dado..

Costuma-se dizer que para grandes males grandes remédios, mas nestas situações de crise eu prefiro procurar soluções em vez de encontrar culpados. Agora só vejo um caminho que passa pelo recuo de ambas as partes. Os jogadores terão de aceitar um processo disciplinar que terá de acabar numa punição de acordo com os regulamentos internos do Clube, enquanto o Presidente deverá publicamente deixar bem claro que nunca quis pôr em causa o profissionalismo dos futebolistas, para que se possa seguir em frente pelo menos até ao fim da época, sendo que uma equipa de cacos colados facilmente se pode partir e aí todos terão de assumir as suas responsabilidades.

Tudo o que acontecer fora disto, como um extremar de posições, poderá ser catastrófico para o Sporting, que já está a pagar pelo destempero do Presidente e pela hipersensibilidade dos meninos mimados, que já conseguiram dividir os sportinguistas numa guerra em que os únicos vencedores são os nossos adversários e quem o sofre somos nós os verdadeiros sportinguistas que já estamos fartos de sermos massacrados com esta nossa estranha tendência para o masoquismo.

O Presidente mesmo tendo todas as razões do mundo, acaba de estourar com uma fatia do capital de confiança esmagador que tem tido da parte dos sportinguistas que começam a ficar fartos de tantas confusões e pela primeira vez parece-me ser alvo de uma contestação real, enquanto os jogadores não foram dignos do apoio que os adeptos tem dado à equipa sem receber o suficiente em troca. É caso para dizer vão todos bardamerda.

Comentários