Ouvir quem ama o Sporting

Num dos meus artigos mais recentes perguntei onde parava Marta Soares, que enquanto representante máximo dos Sócios tinha a obrigação de ter assumido um papel conciliador em todo este processo. Não sei se ele ao menos tentou, mas se o fez não conseguiu, o que de resto só confirma a sua incapacidade para o cargo que desempenha, dando-me razão quando nos dois últimos actos eleitorais votei em branco no que diz respeito à MAG. É que nisto dos "politiqueiros", sinto-lhes o cheirete a milhas de distância.

Mas não é que Marta Soares resolveu finalmente aparecer, só que em vez de pôr água na fervura  abriu mais uma frente de batalha, escolhendo a comunicação social (vá la que não foi no "facetruck") como meio para afirmar a sua intenção de convocar uma Assembleia Geral para dar voz aos sócios caso Bruno de Carvalho não se demita, informando ter chegado a esta decisão inspirado pelo pulsar das bancadas no jogo do passado domingo.

O resultado imediato desta brincadeira foi mais uma resposta destemperada de Bruno de Carvalho que agora diz que também quer uma AG, mas para que os sócios se prenunciem sobre a continuidade de todos os órgãos sociais do Clube, ao mesmo tempo que aproveitou para desancar no "bombeiro".

Espero que nada disto se concretize, porque aí o Presidente da Mesa da Assembleia Geral bem pode chamar por todos os soldados da paz deste país, pois vai ter muito trabalho para apagar o fogo que ateou. Mas quem sabe se com um pouco de sorte, 5ª feira as bancadas dão-lhe outro sinal de fumo e ele mete a convocatória na algibeira.

Entretanto Eduardo Barroso e de certa forma Dias Ferreira, lá estenderam a mão a Bruno de Carvalho que para já resolveu largar o facebook, mas não sem antes afirmar que agora vai ter de gerir o Clube de uma forma que considera "erradíssima" pois ficará sem voz para manter os sportinguistas informados. Ou seja, ele continua convencido de que as redes sociais são o espaço certo para o Presidente criticar os jogadores e até anunciar suspensões imediatas, ou convocatórias de Assembleias Gerais, tudo em cima do acontecimento, qual reality-show.

Perante isto só espero que ele aceite a sugestão de meter uma licença de parternidade e que a bebé o inspire e lhe transmita a calma que lhe tem feito tanta falta e já agora que se mantenha mesmo longe do "facetruck".

Por outro lado ontem à noite na TVI, Dias Ferreira levantou uma nova questão ao afirmar que esta instabilidade poderia pôr em causa algo de muito importante para o futuro do Sporting, o que de resto já tinha sido levemente aflorado por Bruno de Carvalho num dos seus últimos "posts", quando acusou Marta Soares de colocar em perigo coisas importantíssimas para a SAD, isto numa altura em que se sabe que Carlos Vieira está na China, e que a Holdimo pede discrição e bom senso.

Ora aqui está o que tem faltado a quase toda a gente, desde o Presidente aos jogadores e já nem falo de Marta Soares, que ao que pelo que se diz terá idealizado uma espécie de coptação à moda dos tempos do Projecto Roquete, onde ele apareceria como o homem que inventou a roda. Parece que o mandaram dar uma volta.

Mas o mais engraçado é que a generalidade dos adeptos critica e com razão os excessos de Bruno de Carvalho, mas depois fazem o triste espectáculo que se viu domingo em Alvalade, onde para além de vaiarem o Presidente quase levaram em ombros a equipa. É caso para perguntar onde é que pára a ponderação que todos exigem e quase ninguém pratica.

Por falar em excepções não me posso esquecer da emoção e lucidez com que Paulo Andrade se referiu ao momento que hoje se vive no Sporting, em oposição aos abutres do costume que saíram de todos os lados mal lhes cheirou a podre. Às vezes apetece mesmo chorar.

Mais uma vez repito o que aqui escrevi anteriormente, chegou a hora de Bruno de Carvalho decidir se quer continuar a ser o Presidente do Sporting Clube de Portugal, sendo que para isso precisa de ouvir e ler o que se passa à sua volta de forma a encontrar o equilíbrio sem atraiçoar a sua natureza, nem se fechar nas suas intransigências. Resta saber se ainda vai a tempo e se realmente tem arcaboiço para isso. É só ouvir, caramba!

Comentários