A falta de Cultura Sportinguista

Nos últimos anos muitos tem sido os adeptos do Sporting (entre os quais eu humildemente me incluo) a queixarem-se da falta de cultura sportinguista dos nossos jogadores, e obviamente que me estou a referir apenas àqueles que tem muitos anos de casa, alguns deles quase nascidos e crescidos em Alvalade.

Agora que Bruno de Carvalho tocou na ferida ao apontar o dedo a quem anda há anos a tentar sair do Sporting, este assunto volta à baila com William e Patrício debaixo de fogo. É perfeitamente compreensível que os jogadores queiram ir para clubes que lhes pagam muito mais, mas se compararmos com o que se passa nos nossos dois grandes rivais, a diferença é realmente assustadora. Por lá os casos mal resolvidos são excepções, enquanto por cá são a regra.

Depois do 25 de Abril acho que temos de tudo um pouco, desde as primeiras traições protagonizadas por Alhinho e Dinis, isto numa altura em o Vítor Damas só não foi para o Porto porque seguramente era mais sportinguista do que os outros, passando pelo Laranjeira, o Inácio, o Ademar, o Futre, o Morato e até o Fernando Mendes. Mais tarde foi a vez do Figo, isto sem esquecer aqueles que cuspiram no prato donde comeram, como Jorge CadeteDaniCaneiraSimão e de certa forma Quaresma, ao contrário de um tal de Cristiano Ronaldo, do qual pelo menos até à data não há um cabelo a dizer.

Entretanto chegámos à era da Academia, mas nem os ares puros de Alcochete mudaram as coisas e todos se lembram do caso João Moutinho, que se recusou a treinar para forçar a saída para o FC Porto, o que conseguiu mesmo que tenha ficado conhecido como a "maça podre".

Foi neste ambiente do "laisser faire laisse passer" que Bruno de Carvalho chegou ao Sporting para levar logo com os casos Tiago Ilori e Bruma. Só que daí para a frente acabaram-se os preços de saldo, mesmo que isso tenha custado batalhas perdidas nos casos Doyen/Marcos Rojo e André Carrillo, isto entre outras mágoas da parte de Islam Slimani ou Adrien Silva, já para não falar dos dois a quem o Presidente agora aponta o dedo.

Perante isto eu já dei por mim a pensar o que será que há assim tão mau no Sporting que faz com que estes rapazes queiram todos ir embora, e raramente haja um que posteriormente faça declarações de amor ao nosso Clube, como por vezes vemos acontecer com os nossos rivais, até da parte daqueles que nasceram cá do nosso lado.

Agora diz-se que a culpa é do "furacão Bruno" que maltrata toda gente, daí que segundo as notícias que por aí circulam pelo menos meia equipa quer ir embora se o Presidente ficar. É claro que podem ser notícias plantadas, mas a verdade é que nenhum dos visados as desmentiu, ao contrário do que aconteceu por exemplo com Figo em relação aos pretensos convites que teria recebido para se candidatar à Presidência do Sporting. Os rapazes preferem deixar a coisa andar como lhes convém, afinal já viram de que lado estão as bancadas.

Passar-lhes a mão no pêlo é uma das nossas especialidades e a memória às vezes é tão curta, que já não é só o Figo que é apontado como presidenciável. O Paulo Futre, imagine-se o "paulinho concentradíssimo", também é.

No entanto basta olhar para trás para se ver que isto da falta de cultura sportinguista não é de agora, portanto será do quê? Pois se calhar nós somos mesmo diferentes, com toda a nossa elevação, condescendência e simpatia. Lá no norte ninguém se atreve a brincar pois aquilo é um circuito fechado e muito bem controlado. Aqui mais ao lado vale tudo e com o poder da propaganda as vozes dissonantes são abafadas.

Nós não, é tudo gente fina e bons rapazes que primam por comportamentos diferenciados, vai daí que Bruno de Carvalho tenha gerado logo muitos anti corpos e que agora quando se estendeu ao comprido esteja a ser pontapeado até pelos seus. Imagine-se que um empregado dele tivesse sido apanhado a traficar droga nas instalações e nos carros do clube, ou que alguém da estrutura fosse preso por ter uma toupeira no sistema judicial para acompanhar processos em que o clube é suspeito de corrupção. Já tinha sido decapitado.

Pois é, mas do outro lado é tudo unido a assobiar para o ar e a equipa no campo a lutar pelas vitórias, enquanto nós cá por casa se um espirra, o outro logo tosse e assim enquanto a epidemia alastra ninguém fecha a janela. É uma alegria, afinal ganhámos por 2-0 ao Paços de Ferreira e tudo se vai resolver com um pontapé no dito cujo do Presidente.

E por falar nele, parece que finalmente o conseguiram amarrar e amordaçar, espero é que não o deixem ver televisão nem o andar na internet, é porque se ele lê e ouve o que vai por aí, rebenta com tudo, o que não vai ser bonito. Em contrapartida todos aqueles que ele afrontou já saíram à rua e tem sido um fartote, porque o objectivo mor está mesmo ali à mão de semear nem que para isso se estenda a mão aos "venturas da cartilha" que já esfregam as mãos. É a cultura sportinguista, ou a falta dela, que começa fora do campo e depois passa lá para dentro.

Comentários