A reabertura do mercado

Jorge Jesus quis prendas e Bruno de Carvalho apressou-se, não só em satisfazê-lo, mas também em pedir a Liga Europa em troca, o que me pareceu uma boa ideia, porque isto não pode ser só pedir, há também que dar.

Para já chegaram três jogadores e saiu Gelson Dala que foi rodar para o Rio Ave, outra boa ideia, mas ao que tudo indica isto não vai ficar por aqui, pois fala-se pelo menos noutro avançado, depois de Vietto ter preferido o Valência e em mais um central, numa altura em que o negócio Marcelo parece estar em banho-maria, o que é capaz de ser o melhor dada a situação actual deste brasileiro, sendo que a as minhas boas expectativas em relação a Tobias Figueiredo ainda não estão completamente esgotadas.

Mas vamos-nos centrar nos que vieram, com natural destaque para o jovem brasileiro de Wendel que pelos videos que vi me pareceu ser realmente um jogador com um enorme potencial. Velocidade, técnica, remate e objectividade no transporte da bola. Só lhe falta trabalhar o aspecto táctico do jogo e adaptar-se a uma nova vida numa realidade completamente diferente, sabendo-se que as expectativas são muito altas. Tem tudo para dar certo, mas isto no futebol nunca se sabe e depende de muitos factores, nomeadamente o que está lá dentro da cabeça destes rapazes, como muito bem disse Jorge Jesus em relação a Alan Ruiz, mas sobre este o Scolari já tinha avisado que trabalhar não era propriamente a sua grande paixão e portanto é mais um que está na porta de saída sem deixar saudades. O talento nasce com eles, mas depois só alguns o conseguem aproveitar.

Por falar em muito talento desaproveitado, foi isso que o Rúben Ribeiro andou a fazer durante anos a fio. Agora chega ao Sporting com 30 anos e vai ter a sua oportunidade para mostrar que realmente poderia ter tido outra carreira, mas sinceramente duvido que seja jogador para se impor. Pronto, foi barato e será mais um para compor o plantel, mas entre ele e o Iuri Medeiros, eu ficava com o açoriano, que é mais jovem e ainda terá alguma margem de progressão, mesmo que possa ser um daqueles casos em que a cabeça não ajuda. Ou será só o peso da camisola e a ansiedade resultante das poucas oportunidades?

Voltando a Wendel, parece-me uma pérola que nas mãos de um treinador como Jorge Jesus  tem tudo para evoluir muito e penso que pode casar na perfeição com Bruno Fernandes e William Carvalho, pelo que provavelmente quem vai pagar será o Rodrigo Battaglia, mas como a saída do trinco da Selecção  Nacional Campeã da Europa será mais ou menos inevitável no final desta época, há uma vaga que ficará em aberto no meio campo do Sporting e penso que será para ai que o argentino terá de apontar.

O mesmo talvez se possa dizer de Josip Misic, um jogador que eu não conheço, mas que já estava referenciado desde o início da temporada, julgo que como alternativa a  Rodrigo Battaglia, agora, e ainda por cima com Wendel nas contas, começam a ser muitos jogadores para os mesmos lugares. Vamos a ver quem é que consegue mostrar melhor serviço.

Para já tudo indica que Radosav Petrovic será um dos dispensados, mas há mais gente na porta de saída e até ao dia 31 muita tinta e garganta se vai gastar.





Comentários